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A Prova Brasil

A Prova Brasil é um teste aplicado em quase todos os alunos de 5º e 9º anos de escolas públicas brasileiras. Os alunos são avaliados em duas competências: a de leitura e interpretação de textos e a resolução de problemas matemáticos. 

O teste é aplicado desde 2005 a cada 2 anos. Além do teste, os alunos participantes, seus professores de língua portuguesa e matemática, e o diretor da escola, respondem a um questionário onde há perguntas sobre ele, sobre o ensino e sobre a escola. Também há um questionário sobre a escola que é preenchido por uma pessoa externa a escola.

Todos os dados dos testes e dos questionários da Prova Brasil são disponibilizados através de microdados. O QEdu utiliza os microdados microdados de 2007, 2009 e 2011.


Qual o objetivo da Prova Brasil?

Segundo o MEC o objetivo da Prova Brasil é gerar um conjunto de informações que irá subsidiar as decisões que o Governo Federal, Governos Estaduais, Governos Municipais, direção de escola, professores e comunidade escolar, irão tomar em relação a educação dos estudantes.

Por que não são avaliados todos os alunos?

Nem todos os alunos das escolas públicas são avalidos. 

Como o objetivo da prova é avaliar os sistemas de educação ( município, estado, país) não há necessidade de todas as escolas serem avaliadas. Por uma questão de logística e custos, nas diferentes edições da Prova Brasil algumas escolas e seus alunos, não participaram. 

Em 2005 participaram as escolas urbanas que possuíssem pelo menos 30 alunos nas séries avaliadas. Em 2007 e 2009 participaram as escolas urbanas e rurais que possuíssem pelo menos 20 alunos nas séries avaliadas. Em 2011 mantem-se a regra de 2009, porém municípios que possuíssem até 10 alunos nas séries avaliadas, poderão pleitear a realização da Prova Brasil. Mais informações no documento oficial do INEP.

Por que somente as escolas públicas são avaliadas?

As escolas privadas não constituem uma rede de ensino, como ocorre nas rede públicas municipais, estaduais e federal. Assim, não atendem ao objetivo da Prova Brasil. 

As escolas privadas participam do SAEB que utiliza o mesmo teste que a Prova Brasil, porém é aplicado em algumas escolas privadas, compondo uma amostragem cujos resultados são apresentados por estado e para o país.

Por que são avaliadas competências?

A Prova Brasil não é para definir a aprovação ou reprovação do aluno. Ela procura avaliar o aprendizado realizado ao longo da trajetória escolar do aluno. Assim, são avaliadas habilidades relativas a anos anteriores ao que ele está matriculado e também a anos posteriores. O conjunto dessas habilidades são organizadas em competências. 

Na Prova Brasil as habilidades de língua portuguesa estão associadas a competência de leitura e interpretação de textos e as habilidades de matemática estão associadas a competência em resolução de problemas.

Por que a prova começou a ser aplicada em 2005?

Avaliações nacionais em larga escala iniciaram em 1990, porém avaliando escolas que compunham uma amostragem, essa avaliação foi denominada SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica). Ao longo das edições ele sofreu modificações. A partir de 1995 os resultados das edições passaram a ser comparáveis, a partir de 2001 limitou-se a avaliação de língua portuguesa e matemática para as etapas finais do Ensino Fundamental (5º e 9º anos) e ao 3ºano do Ensino Médio, mantendo sua característica amostral, com a participação escolas públicas e privadas, porém com resultados por estado, região e país.

Em 2005 o SAEB foi reestruturado, passando a ser composto por duas avaliações: Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) e Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), conhecida como Prova Brasil. A Aneb manteve as características de avaliação amostral da educação básica nas redes públicas e privadas e a Prova Brasil a característica censitária para as escolas que atendam aos critérios de quantidade mínima de estudantes.

Por que o questionário de contexto é aplicado?

O propósito do questionário de contexto é construir um fotografia das características principais dos alunos, professores, diretores e escola e também possibilitar a investigação de fatores que podem interferir positivamente ou negativamente sobre o aprendizado dos alunos.

Como o aprendizado dos alunos é medido?

Semelhante a um termômetro, que situa a temperatura numa escala (por exemplo,celcius) a Prova Brasil é o instrumento que irá situar o aprendizado do aluno numa escala, denominada escala SAEB. O uso de uma escala é muito importante, pois ela permite a comparação entre escolas e entre as edições da prova, pois todas as escolas e todas as edições da Prova Brasil utilizaram a mesma escala. 

Na Prova Brasil a escala SAEB é utilizada para situar o aprendizado nas competências de leitura e interpretação e na resolução de problemas matemáticos.

Como é medido o “aprendizado adequado”?

De acordo com o número de pontos obtidos na Prova Brasil, os alunos são distribuídos em 4 níveis em uma escala de proficiência: Insuficiente, Básico, Proficiente e Avançado. 

Neste Portal, consideramos que alunos com aprendizado adequado são aqueles que estão nos níveis proficiente e avançado. Esse conceito é o mesmo utilizado pelo movimento Todos Pela Educação para estabelecer suas metas e se baseia em parecer de seu comitê técnico composto por diversos especialistas em educação. 

Para o 5º ano do Ensino Fundamental, os alunos nos níveis proficiente e avançado são aqueles que obtiveram desempenho igual ou superior a 200 pontos em Português e 225 pontos em Matemática. Para o 9º ano do Ensino Fundamental, os alunos nos níveis proficiente e avançado são aqueles que obtiveram desempenho igual ou superior a 275 em Português e 300 pontos em Matemática.


Por que o Portal não utiliza os microdados de 2005?

Os microdados são bases normatizadas. Para a Prova Brasil o Inep é responsável pela normatização. Segundo o Inep, os microdados de 2005 ainda estão sendo normatizados.

Qual a diferença de teste e prova?

Não há uma definição consensual para os termos. Porém, no cotidiano escolar prova está associado a uma avaliação que será utilizada para definir o desempenho do aluno em relação a uma meta (que pode ser uma nota). Teste está associado a uma avaliação cujo objetivo é medir determinado aspecto. Geralmente os resultados dos testes são apresentados numa escala. Neste sentido a Prova Brasil é um teste.

Quantos alunos, escolas e municípios participaram da Prova Brasil 2009?

Em 2009 a Prova Brasil avaliou 4,5 milhões de estudantes, sendo 2,5 milhões de 5º ano e 2 milhões de alunos do 9º ano, distribuídos em 56.9932 escolas, em 5.535 municípios.

Como foram definidas as competências e habilidades avaliadas na Prova Brasil?

Para selecionar quais as competências e habilidades em Língua Portuguesa e Matemática que seriam avaliadas, o Inep baseou-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais, nos currículos adotados pelas Secretarias Estaduais de Educação e por algumas redes municipais para as séries e disciplinas avaliadas, além de consultar os livros didáticos mais utilizados por professores das rede de ensino públicas e privadas.
O resultado desse trabalho foi organizado nas Matrizes de Referência, que são a referência para a construção dos itens (questões) da Prova Brasil.

O que são as Matrizes de Referência?

Matrizes de Referência são os documentos que contém o conjunto de habilidades de cada série e disciplina e que podem ser mensuradas através dos itens (questões) da Prova Brasil. 
Cabe ressaltar que as Matrizes de Referência não devem ser confundidas com as propostas curriculares das redes ou das escolas, pois não englobam todo o currículo escolar.

A Matriz de Referência é a mesma para todas as edições da Prova Brasil, possibilitando junto com a escala Saeb a comparação dos resultados em diferentes anos.

O Inep disponibiliza no seu portal as Matrizes de Referência de Língua Portuguesa (link) e de Matemática (link)