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Taxas de Rendimento (2016)

Conheça a proporção de alunos com reprovação ou abandono em 2016 segundo indicadores do INEP.

! Conheça o conceito de Taxas de Rendimento

2016
Urbanas e rurais
Etapa Escolar Reprovação Abandono Aprovação
Anos Iniciais 10,2% 6.699 reprovações 1,1% 753 abandonos 88,7% 58.232 aprovações
Anos Finais 15,0% 8.071 reprovações 3,2% 1.724 abandonos 81,9% 44.185 aprovações
Ensino Médio 14,1% 4.474 reprovações 8,0% 2.538 abandonos 77,9% 24.768 aprovações

Detalhamento por ano escolar

Anos Iniciais Reprovação Abandono Aprovação
1º ano EF 8,1% 1.017 reprovações 1,8% 226 abandonos 90,1% 11.311 aprovações
2º ano EF 4,9% 611 reprovações 1,0% 125 abandonos 94,1% 11.715 aprovações
3º ano EF 19,1% 2.752 reprovações 0,7% 101 abandonos 80,2% 11.555 aprovações
4º ano EF 11,1% 1.509 reprovações 1,1% 150 abandonos 87,8% 11.936 aprovações
5º ano EF 6,4% 812 reprovações 1,2% 153 abandonos 92,4% 11.717 aprovações
Anos Finais Reprovação Abandono Aprovação
6º ano EF 16,7% 2.544 reprovações 2,7% 412 abandonos 80,6% 12.275 aprovações
7º ano EF 15,6% 2.227 reprovações 3,3% 471 abandonos 81,1% 11.574 aprovações
8º ano EF 14,5% 1.833 reprovações 3,1% 392 abandonos 82,4% 10.413 aprovações
9º ano EF 12,4% 1.469 reprovações 3,8% 451 abandonos 83,8% 9.925 aprovações
Ensino Médio Reprovação Abandono Aprovação
1º ano EM 19,9% 2.755 reprovações 9,9% 1.371 abandonos 70,2% 9.718 aprovações
2º ano EM 12,0% 1.191 reprovações 7,4% 734 abandonos 80,6% 7.994 aprovações
3º ano EM 6,6% 530 reprovações 5,4% 434 abandonos 88,0% 7.058 aprovações

Fonte: Censo Escolar 2016, Inep. Classificação não oficial.

Acima de 5%

A situação indica a necessidade de definir estratégias para conter o avanço da evasão escolar.

Acima de 15%

A situação indica que é preciso intervir no trabalho pedagógico o mais rápido possível, pois muitos estudantes poderão ficar fora da escola. Índices altos de reprovação ou abandono escolar também podem aumentar a distorção idade-série.

Ajuda e Conhecimento

Rendimento Escolar

Ao final de um ano letivo, alunos matriculados em escolas públicas brasileiras podem ser aprovados, reprovados ou abandonar os estudos. A soma da quantidade de alunos que se encontram em cada um destas situações constituem a Taxas de Rendimento:

Aprovação + Reprovação + Abandono = 100%

Saiba mais

Distorção Idade-Série

Quando o aluno reprova ou abandona os estudos por dois anos ou mais, durante a trajetória de escolarização, ele acaba repetindo uma mesma série. leia mais.

Nesta situação, ele dá continuidade aos estudos, mas com defasem em relação à idade considerada adequada para cada ano de estudo, de acordo com o que propõe a legislação educacional do país. Trata-se de um aluno que será contabilizado na situação de distorção idade-série.

Entenda melhor a relação das taxas de rendimento com a distorção idade-série.

Quer dados de distorção idade-série no QEdu? Vote nesta idéia

Progressão Continuada

A progressão continuada é uma forma de organização escolar que visa a garantir o acesso e a permanência do aluno à escola. leia mais.

Uma de suas características é composição do ensino por ciclos de aprendizagem, que pressupõem a não-reprovação ou repetência do aluno por um período que pode variar entre dois e quatro anos.

É uma prática que poissibilita o combate à evasão escolar, à distorção idade-série e a prevenção da repetência. Ela vem sendo adotada em redes de educação de estados e municípios, mas é um assunto polêmico em alguns contextos. Saiba mais sobre este conceito.

Saiba mais sobre este conceito.

Materiais Complementares

Download dos Dados

Baixe as planilhas de taxas de rendimento das escolas de Duque De Caxias

Escolas - Duque De Caxias
Anos Iniciais
Escolas - Duque De Caxias
Anos Finais
Escolas - Duque De Caxias
Ensino Médio

Notas Técnicas

Os dados de Taxa de Rendimento foram obtidos diretamente de planilhas divulgadas pelo INEP na página de Indicadores Educacionais

O INEP divulga apenas as porcentagens.
Os valores absolutos (número de alunos) foram calculados pela Meritt a partir das matrículas do Censo Escolar 2016.

Portanto, os dados absolutos devem ser considerados como valores aproximados, principalmente por que alguns alunos podem possuir matrículas duplicadas no Censo Escolar.

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