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Taxas de Rendimento (2016)

Conheça a proporção de alunos com reprovação ou abandono em 2016 segundo indicadores do INEP.

! Conheça o conceito de Taxas de Rendimento

2016
Etapa Escolar Reprovação Abandono Aprovação
Anos Iniciais 3,6% 8 reprovações 0,0% nenhum abandono 96,4% 196 aprovações
Anos Finais 23,6% 63 reprovações 0,8% 3 abandonos 75,6% 200 aprovações
Ensino Médio 24,0% 194 reprovações 0,3% 3 abandonos 75,7% 611 aprovações

Detalhamento por ano escolar

Anos Iniciais Reprovação Abandono Aprovação
1º ano EF 0,0% nenhuma reprovação 0,0% nenhum abandono 100,0% 39 aprovações
2º ano EF 2,2% 2 reprovações 0,0% nenhum abandono 97,8% 46 aprovações
3º ano EF 9,1% 4 reprovações 0,0% nenhum abandono 90,9% 32 aprovações
4º ano EF 0,0% nenhuma reprovação 0,0% nenhum abandono 100,0% 41 aprovações
5º ano EF 7,3% 3 reprovações 0,0% nenhum abandono 92,7% 39 aprovações
Anos Finais Reprovação Abandono Aprovação
6º ano EF 26,7% 18 reprovações 0,0% nenhum abandono 73,3% 50 aprovações
7º ano EF 26,7% 19 reprovações 0,0% nenhum abandono 73,3% 52 aprovações
8º ano EF 31,0% 20 reprovações 0,0% nenhum abandono 69,0% 44 aprovações
9º ano EF 9,8% 7 reprovações 3,3% 3 abandonos 86,9% 56 aprovações
Ensino Médio Reprovação Abandono Aprovação
1º ano EM 30,7% 111 reprovações 0,6% 3 abandonos 68,7% 247 aprovações
2º ano EM 24,4% 54 reprovações 0,0% nenhum abandono 75,6% 168 aprovações
3º ano EM 13,1% 30 reprovações 0,0% nenhum abandono 86,9% 197 aprovações

Fonte: Censo Escolar 2016, Inep. Classificação não oficial.

Acima de 5%

A situação indica a necessidade de definir estratégias para conter o avanço da evasão escolar.

Acima de 15%

A situação indica que é preciso intervir no trabalho pedagógico o mais rápido possível, pois muitos estudantes poderão ficar fora da escola. Índices altos de reprovação ou abandono escolar também podem aumentar a distorção idade-série.

Ajuda e Conhecimento

Rendimento Escolar

Ao final de um ano letivo, alunos matriculados em escolas públicas brasileiras podem ser aprovados, reprovados ou abandonar os estudos. A soma da quantidade de alunos que se encontram em cada um destas situações constituem a Taxas de Rendimento:

Aprovação + Reprovação + Abandono = 100%

Saiba mais

Distorção Idade-Série

Quando o aluno reprova ou abandona os estudos por dois anos ou mais, durante a trajetória de escolarização, ele acaba repetindo uma mesma série. leia mais.

Nesta situação, ele dá continuidade aos estudos, mas com defasem em relação à idade considerada adequada para cada ano de estudo, de acordo com o que propõe a legislação educacional do país. Trata-se de um aluno que será contabilizado na situação de distorção idade-série.

Entenda melhor a relação das taxas de rendimento com a distorção idade-série.

Quer dados de distorção idade-série no QEdu? Vote nesta idéia

Progressão Continuada

A progressão continuada é uma forma de organização escolar que visa a garantir o acesso e a permanência do aluno à escola. leia mais.

Uma de suas características é composição do ensino por ciclos de aprendizagem, que pressupõem a não-reprovação ou repetência do aluno por um período que pode variar entre dois e quatro anos.

É uma prática que poissibilita o combate à evasão escolar, à distorção idade-série e a prevenção da repetência. Ela vem sendo adotada em redes de educação de estados e municípios, mas é um assunto polêmico em alguns contextos. Saiba mais sobre este conceito.

Saiba mais sobre este conceito.

Materiais Complementares

Download dos Dados

Sem dados para download.

Notas Técnicas

Os dados de Taxa de Rendimento foram obtidos diretamente de planilhas divulgadas pelo INEP na página de Indicadores Educacionais

O INEP divulga apenas as porcentagens.
Os valores absolutos (número de alunos) foram calculados pela Meritt a partir das matrículas do Censo Escolar 2016.

Portanto, os dados absolutos devem ser considerados como valores aproximados, principalmente por que alguns alunos podem possuir matrículas duplicadas no Censo Escolar.

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