QEdu

Você transforma a Educação

Desde que lançamos o QEdu, há dois anos, temos conhecido um vasto número de pessoas comprometidas com um ensino mais qualificado e um futuro melhor para o Brasil! Este especial é uma forma de agradecer a todos vocês que dedicaram seu tempo a imergir no nosso portal durante 2014 e também a nos contar as suas histórias de interação com o QEdu. Dividimos os mais de 700 relatos recebidos em 9 perfis de maior recorrência de uso efetivo e qualificado dos dados, e você pode conferir alguns aqui, além de conhecer também quem é a equipe por trás deste projeto.

  • Nelson Leme da Silva Junior - Rio Claro/SP

    "Utilizo para montar meu Plano de Trabalho anual..."
    Clique para ver mais

  • exemple

    "...por meio do QEdu, localizo as escolas sem água tratada..."
    Clique para ver mais

  • Jânio Araújo de LIma

    "Sou coordenador da Comissão Municipal de construção do Plano Municipal de Educação (PME)..."
    Clique para ver mais

  • exemple

    "Utilizei o QEdu...para artigo científico na área de políticas educacionais."
    Clique para ver mais

  • exemple

    "Trabalho com Avaliação em Larga Escala e pesquisas na área educacional..."
    Clique para ver mais

  • exemple

    "Minha turma realizou a Prova Brasil em 2014 e o QEdu..."
    Clique para ver mais

  • exemple

    "O QEdu me auxilia em pesquisa para planejamento educacional..."
    Clique para ver mais

  • exemple

    "Utilizo o QEdu para verificar os dados do Ideb e do Censo Escolar do município..."
    Clique para ver mais

  • exemple

    "Os dados publicados no QEdu têm me auxiliado em levantamentos de índices e resultados..."
    Clique para ver mais

role a tela

Nelson Leme da Silva Junior

Diretor de Escola em Rio Claro/SP

"Utilizo para montar meu Plano de Trabalho anual. Com isso, tenho dados confiáveis para apresentar aos meus professores, pais de alunos e também para equipe técnica da secretaria municipal da educação. Também utilizo como diagnóstico no inicio do ano para nortear o PDE interativo."


Maria de Fátima do Nascimento Oliveira

Diretora de Escola em Itapetininga/SP

"Utilizei os dados do QEdu para estudar e analisar, com os profissionais do Sistema de Ensino, os resultados da Prova Brasil, bem como os níveis de proficiências em Língua Portuguesa e Matemática. Os dados apontados pelo QEdu são de total confiança e permite quem tratemos do assunto com propriedade, possibilitando planejamento de ações para melhorar o ensino nas Unidades Escolares."


Sonia Beatriz Sbersi da Silva

Diretora de Escola em Caxias do Sul

"Eu usei o QEdu para analisar o desempenho da minha escola e planejar estratégias para melhorar os nossos indíces. Também para verificar a posicão da nossa escola em relacão as demais e, com isso, tentar melhorar cada vez mais."


Em janeiro, todos os depoimentos estarão disponíveis. Obrigado a todos que nos enviaram suas histórias de uso do QEdu.


role a tela

Edna Cardoso

Atua na ONG Trata Brasil

"Estou na coordenação de um projeto e, por meio do QEdu, localizo as escolas sem água tratada, sem banheiro e sem a infraestrutura mais básica para o ser humano. Com ajuda do QEdu, consegui fazer uma planilha por estado das escolas que não têm acesso à água tratada e banheiros, para futuramente conseguir patrocínio para levar a infraestrutura para as escolas do semiárido. Venho também acompanhando a melhoria dos municípios onde o projeto "Água e Cidadania pela Vida - Água e Banheiros para escolas do semiárido brasileiro" está sendo realizado. Conheça o projeto."


Marta Pinheiro

Atua no Instituto Jaime Câmara

"Trabalho como assessora em um projeto de educação em tempo integral. O projeto em questão denomina-se "Ser Pleno". Acompanhamos 10 escolas em caráter experimental. Assim, o QEdu tem me ajudado com dados imprescindíveis para acompanhar o rendimento acadêmico nas escolas inseridas no projeto."


Claudia Stippe

Presidente da ONG Instituto Paramitas

"Aqui no Instituto Paramitas, utilizamos a base de dados do QEdu como fonte parametrizadora das ações que desenvolvemos nos municípios que atuamos com formação dos professores."


Em janeiro, todos os depoimentos estarão disponíveis. Obrigado a todos que nos enviaram suas histórias de uso do QEdu.


role a tela

Jânio Araújo de LIma

Coordenador pedagógico - Manacapuru/AM

"Sou coordenador da Comissão Municipal de construção do Plano Municipal de Educação (PME) e o QEdu tem sido essencial para elaborarmos o diagnóstico do Plano. Ao mesmo tempo, aprendemos muito sobre educação escolar, e isso contribui bastante para o sucesso do nosso trabalho."


Regiana Torres de Sousa

Coordenadora pedagógica - Francinópolis/PI

"O QEdu me auxilia em pesquisa para planejamento educacional, principalmente na projeção de metas na comparação de dados, o que é muito útil para a reelaboração da Proposta Pedagógica da rede do meu município."


Dário Aguirre

Consultor pedagógico - Bombinhas/SC

"Ter resultados precisos é a chave para planejamentos precisos. Os educadores tem o dever de pensar estrategicamente o seu ensino para qualificar as possibilidade de aprendizado e ter no acompanhamento dos resultados, mensurando habilidades e conhecimentos, a certeza da assertividade de sua estratégia."


Maria do Socorro Cavalcante

Coordenador pedagógico - Santarém/PA

"Após o resultado do Ideb 2013, publicada no Portal QEdu, imprimi os dados de nossa escola, reunimos equipe gestora e professores para estudo e análise dos resultados, pois alcançamos as metas observadas para 2013 no 5º ano, de 4,9 (previsto 4,5), porém, no 9º ano, nossas metas não foram alcançadas, já que a nota observada foi 4,0 e a prevista era 4,3. Diante disto, foram levantadas quais foram nossas dificuldades em relação ao ensino e aprendizagem, as problemáticas observadas nos alunos pelos professores, espaço físico da escola, acompanhamento pedagógico e recursos pedagógicos disponíveis na escola. Com os alunos, fizemos uma pesquisa por meio de questionários, no qual abordava o próprio interesse do aluno pelos estudos, as relações de convivência com todos os atores da escola, infraestrutura da escola, grau de satisfação com a metodologia de ensino dos professores e sugestão para melhorias no ensino. Com os resultados da pesquisa consolidados, foi possível identificar itens a serem trabalhados com mais eficácia e buscar parceria com a comunidade. A família dos alunos também foi convocada para uma reunião, em que foram colocados os resultados do Ideb 2013 e os pontos relevante dos resultados de nossas análises. Conclusão: todos precisamos melhorar. A equipe gestora precisa dar mais suporte aos professores, coordenadores pedagógico precisam mais atuantes; professores precisam ser mais comprometidos em ensinar baseado na pesquisa, fazendo uso de metodologias diversificadas, contextualizadas, que desperte interesse do aluno em aprender; a família precisa acompanhar o desempenho de seus filhos, participar da reuniões de pais bimestralmente e manter-se informados do que está acontecendo na escola. Outro fator que está contribuindo para melhorar o trabalho pedagógico da escola, é ultimo levantamento dos alunos com idade/série defasado que ainda estamos analisando. Identificamos que 42 alunos, aproximadamente 5% de nossos alunos, de 3º ano ao 9º ano, estão nesse quadro. Estamos em processo de conclusão das ações a serem aplicadas de imediato. Os resultados serão pauta para a Jornada Pedagógica de 2015."


Ednalva Gomes de Sousa

Coordenadora Pedagogica - Paragominas/PA

"Uso os dados em reuniões, principalmente de conselhos de classe e em formações com os professores, fazendo uma análise precisa de como estão nossos resultados e onde queremos chegar. Traçamos metas com base nos dados revelados."


Em janeiro, todos os depoimentos estarão disponíveis. Obrigado a todos que nos enviaram suas histórias de uso do QEdu.


role a tela

Carlos Maluly

Docente, educador e pesquisador - Curitiba/PR

"Utilizei o QEdu em uma pesquisa para atender à necessidade acadêmica de fundamentação para concluir material para artigo científico na área de políticas educacionais."


Léo Pires Ferreira

Pesquisador aposentado - Londrina/PR

"Eu sou pesquisador aposentado da Embrapa Soja (fitopatologista), sede em Londrina, PR. Possuo um acervo sobre a vida e a obra de Monteiro Lobato como poucos no Brasil. Faço palestras sobre esse conteúdo em escolas públicas e privadas e em ambientes culturais desta cidade e em várias outras neste entorno. Inicio esses encontros chamando a atenção dos participantes sobre a má qualidade do ensino no país, utilizando informações do QEdu, sempre atualizadas. Essas palestras são todas gratuitas. O meu projeto tem o apoio da Integrada Cooperativa Agroindustrial, que tem gerências em inúmeros municípios do norte e noroeste do Estado do Paraná. O projeto tem o nome de Encontro Literário com Monteiro Lobato. As escolas que se inscrevem recebem a palesta e um conjunto de livros infanto-juvenis de Monteiro Lobato gratuitamente. Depois dos trabalhos nas escolas, com leitura e interpretação de texto, os estudantes têm a incumbência de escrever uma redação relativa ao texto lido. Os três melhores trabalhos recebem uma bicicleta e uma mochila cheia de livros e materiais escolares. Já atingimos, nestes primeiros cinco anos de trabalho, mais de 2.000 professoras participantes. A elas, eu informo que devem usar duas palavras muito importantes em termos pedagógicos, fruto das leituras feitas: ENCANTAR e PROVOCAR. A literatura infanto-juvenil de Monteiro Lobato possui uma diversidade como pouquíssimas no mundo e, fundamentalmente, ensinar a pensar, criticamente falando. Essa é a minha informação."


Juliana Alves Magaldi

Coordenadora do Núcleo de Dissertação do PPGP/Caed/UFJF - Juiz de Fora/MG

"Atuo num mestrado profissional de Educação Vinculado ao Caed/UFJF e temos orientado os alunos, que são gestores e professores da educação pública, a fazerem o diagnóstico inicial do problema que pesquisarão através dos dados do QEdu."


Em janeiro, todos os depoimentos estarão disponíveis. Obrigado a todos que nos enviaram suas histórias de uso do QEdu.


role a tela

Hydnéa Ponciano D. Barreto

Gerente de Avaliação Educacional - Abril Educação - Brasília/DF

"Trabalho com Avaliação em Larga Escala e pesquisas na área educacional. Utilizo muito os dados do QEdu e procuro sempre divulgar o site em palestras e formação de educadores. Creio que temos hoje na educação brasileira muitos dados, porém poucas pessoas sabem como devem acessá-los e, principalmente, como podem melhorar a educação por meio destas informações."


Daniela Silva

Gerente de dados, em uma empresa que presta assessoria e suporte para escolas abaixo das médias - São Paulo/SP

"Eu utilizo as pesquisas que faço para fazer um diagnóstico do crescimento de cada escola e cada município, comparando assim com os anos anteriores, analisando e apresentando soluções, idéias ou meta para auxiliar no crescimento de cada um acima da média estipulada. Seria como um trabalho de assessoria e acompanhamento para escolas e municípios. "


Eduardo Kopp Nogueira Mello

Equipe de consultores autônomos atuando em vários municípios

"Através da Academia do Cérebro, utilizamos Jogos & Estruturas como "meios" para tornar os espaços de aprendizagens mais desejosos, criativos e inovadores. Com as informações do QEdu, conseguimos rapidamente fazer um diagnóstico do atual momento em que a escola e/ou município se encontram, para oferecer estratégias que venham colaborar para uma efetiva melhora nos índices de aprendizagens."


Em janeiro, todos os depoimentos estarão disponíveis. Obrigado a todos que nos enviaram suas histórias de uso do QEdu.


role a tela

Luciana Dida da Silva

Professora de escola municipal - Padre Bernardo/GO

"Minha turma realizou a Prova Brasil em 2014 e o QEdu me ajudou a compreender as informações, as notas e aquilo que se espera de alunos em cada idade. Ter uma ferramenta que nos auxilia a compreender e interpretar os dados ligados à educação de maneira tão clara e simples é um presente."


Suzana Helena Alves de Arruda

Professora de Matemática - Poconé/MT

"A minha escola vinha apresentando problema no final do ciclo de alfabetização. O Ideb apontava queda em três resultados consecutivos para o 5º ano. Desde 2012 nos propomos a estudar melhor esse problema no chão da escola e o QEdu nos proporcionou compreender melhor os números da nossa escola. Hoje, o diagnostico de aprendizagem de nossos alunos são reais e nosso plano de trabalho é traçado a partir daí."


Rondinelis Gonçalves de Andrade

Professor - Manaus/AM

"Utilizei o QEdu para planejar ações e intervenções nas avaliações externas e internas desenvolvidas na escola. Tais ações, que devem ter continuidade em 2015 e que gerencia ao alcance das metas da escola."


Em janeiro, todos os depoimentos estarão disponíveis. Obrigado a todos que nos enviaram suas histórias de uso do QEdu.


role a tela

Regiana Torres de Sousa

Trabalha na Secretaria Municipal de Educação como coordenadora pedagógica - Francinópolis/PI

"O QEdu me auxilia em pesquisa para planejamento educacional, principalmente na projeção de metas na comparação de dados, o que é muito útil para a reelaboração da Proposta Pedagógica da rede do meu município."


Vanda Lucia Sampaio Oliveira

Secretária de Educação - Nova Olinda/CE

"Antes, tínhamos dificuldade em localizar os dados, as informações corretas sobre o nosso município. Aí veio o QEdu e facilitou a busca de todos os indicadores para replanejar as ações."


Luciana Bastos Galhardo Gomes

Secretária Municipal de Educação - Além Paraíba/MG

"Em um sistema educacional onde grandes desafios são diários, uma boa e confiável base de dados é uma ferramenta inestimável para o gestor. O QEdu nos tem dado suporte nas análises diagnósticas e na priorização de metas e ações."


Karla Mychely Teles de Miranda Santana

Secretária Municipal de Educação - Licínio de Almeida/BA

"Em Licínio de Almeida acreditamos na Educação Pública de qualidade. Assim, ações são desenvolvidas para o alcance dos resultados. É através do QEdu que sistematizamos a nossa educação que tem como foco a aprendizagem dos nossos alunos."


Em janeiro, todos os depoimentos estarão disponíveis. Obrigado a todos que nos enviaram suas histórias de uso do QEdu.


role a tela

Lytzameire Paiva

Secretaria de uma escola pública estadual - João Pessoa/PB

"Utilizo o QEdu para verificar os dados do Ideb e do Censo Escolar do município de João Pessoa, fazer comparações entre as escolas com melhor Ideb, Ideb intermediário e Ideb mais baixo, no auxilio a uma pesquisa acadêmica."


Solange Barros da Silva

Tecnica em Educação - Belém/PA

"A Secretaria desenvolveu um projeto com foco nas discussões sobre os resultados do Ideb e o portal QEdu nos ajudou na análise e nos estudos acerca dos resultados. Levamos estas discussões para os municípios e foi de suma importância a utilização do portal, pois ele é de fácil visualização e compreensão. Alguns gestores desconheciam as matérias trabalhadas no QEdu. O trabalho foi muito interessante e significativo."


Jocemar do Nascimento

Coordenador do núcelo de tecnologia educacional - Cascavel/PR

"Utilizei os dados disponíveis no QEdu para auxiliar na elaboração do Plano Municipal de Educação (PME) como fonte de consulta durante o diagnóstico da realidade atual."


Heliane

Equipe de Elaboração do PMDE - Pará de Minas/MG

"O QEdu foi uma ferramenta de grande importância para realização de pesquisa de dados estatísticos educacionais, a fim de se realizar diagnósticos e traçar metas e estratégias para o Plano Municipal de Educação (PMDE)."


Catarina Cortez

Atua na Secretaria Estadual de Educação do Mato Grosso

"Com os dados do QEdu orientamos as escolas na elaboração de ações interventivas para a melhoria da proficiência dos alunos. Através da análise dos dados, também são planejados encontros formativos com gestores escolares e professores da rede."


Em janeiro, todos os depoimentos estarão disponíveis. Obrigado a todos que nos enviaram suas histórias de uso do QEdu.


role a tela

Luis Flavio Piccoli

Departamento de de Tecnologia da Prefeitura - Itatiba/SP

"Os dados publicados no QEdu têm me auxiliado em levantamentos de índices e resultados do meu município e a fazer comparativo com outras cidades do meu estado e do Brasil. Alémdisso, me fornce modelos de pesquisas e cruzamento de dados, que com certeza vou implementar no sistema de gestão escolar desenvolvido pelo município."


Hellen

Ministério Público - Curitiba

"Trabalho do Ministério Público e necessito fazer pareceres sobre a matéria. Sempre acesso o QEdu para fundamentar minha análise."


Pedro Rodrigues da Silva

Orientador Educacional - Florianópolis/SC

"Sempre que preciso de informações sobre educação no meu município procuro este site, pois tenho informações precisas, claras e objetivas. Tenho levado para escola do meu filho, que é pública e municipal, para que a equipe e o diretor usem no planejamento."


Em janeiro, todos os depoimentos estarão disponíveis. Obrigado a todos que nos enviaram suas histórias de uso do QEdu.


Ainda não enviou a sua história?

Se você também usou o QEdu nesse ano e quer incentivar mais pessoas a fazerem o mesmo para transformar a educação do Brasil, envie-nos sua história. Estamos ansiosos por conhecê-la!

Enviar agora
Imprimir
Descubra mais ideias sobre educação em nosso Blog