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Taxas de Rendimento (2018)

Conheça a proporção de alunos com reprovação ou abandono em 2018 segundo indicadores do INEP.

! Conheça o conceito de Taxas de Rendimento

2018
Urbanas e rurais
Etapa Escolar Reprovação Abandono Aprovação
Anos Iniciais 5,9% 726.961 reprovações 0,8% 104.313 abandonos 93,3% 11.490.909 aprovações
Anos Finais 10,6% 1.083.007 reprovações 2,9% 295.912 abandonos 86,5% 8.810.739 aprovações
Ensino Médio 11,5% 710.907 reprovações 6,9% 428.254 abandonos 81,6% 5.052.806 aprovações

Detalhamento por ano escolar

Anos Iniciais Reprovação Abandono Aprovação
1º ano EF 1,2% 27.177 reprovações 0,8% 18.118 abandonos 98,0% 2.219.406 aprovações
2º ano EF 2,4% 55.113 reprovações 0,6% 13.779 abandonos 97,0% 2.227.459 aprovações
3º ano EF 11,1% 288.540 reprovações 0,8% 20.796 abandonos 88,1% 2.290.118 aprovações
4º ano EF 7,4% 190.811 reprovações 0,9% 23.207 abandonos 91,7% 2.364.510 aprovações
5º ano EF 6,4% 165.322 reprovações 1,1% 28.415 abandonos 92,5% 2.389.419 aprovações
Anos Finais Reprovação Abandono Aprovação
6º ano EF 13,2% 374.872 reprovações 3,0% 85.199 abandonos 83,8% 2.379.866 aprovações
7º ano EF 11,7% 308.976 reprovações 2,9% 76.584 abandonos 85,4% 2.255.257 aprovações
8º ano EF 9,3% 225.843 reprovações 2,8% 67.996 abandonos 87,9% 2.134.580 aprovações
9º ano EF 7,6% 173.318 reprovações 2,9% 66.135 abandonos 89,5% 2.041.038 aprovações
Ensino Médio Reprovação Abandono Aprovação
1º ano EM 16,6% 398.024 reprovações 8,9% 213.399 abandonos 74,5% 1.786.310 aprovações
2º ano EM 10,2% 206.985 reprovações 6,5% 131.902 abandonos 83,3% 1.690.372 aprovações
3º ano EM 6,0% 105.899 reprovações 4,7% 82.954 abandonos 89,3% 1.576.124 aprovações

Fonte: Censo Escolar 2018, Inep. Classificação não oficial.

Acima de 5%

A situação indica a necessidade de definir estratégias para conter o avanço da evasão escolar.

Acima de 15%

A situação indica que é preciso intervir no trabalho pedagógico o mais rápido possível, pois muitos estudantes poderão ficar fora da escola. Índices altos de reprovação ou abandono escolar também podem aumentar a distorção idade-série.

Ajuda e Conhecimento

Rendimento Escolar

Ao final de um ano letivo, alunos matriculados em escolas públicas brasileiras podem ser aprovados, reprovados ou abandonar os estudos. A soma da quantidade de alunos que se encontram em cada um destas situações constituem a Taxas de Rendimento:

Aprovação + Reprovação + Abandono = 100%

Saiba mais

Distorção Idade-Série

Quando o aluno reprova ou abandona os estudos por dois anos ou mais, durante a trajetória de escolarização, ele acaba repetindo uma mesma série. leia mais.

Nesta situação, ele dá continuidade aos estudos, mas com defasem em relação à idade considerada adequada para cada ano de estudo, de acordo com o que propõe a legislação educacional do país. Trata-se de um aluno que será contabilizado na situação de distorção idade-série.

Entenda melhor a relação das taxas de rendimento com a distorção idade-série.

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Progressão Continuada

A progressão continuada é uma forma de organização escolar que visa a garantir o acesso e a permanência do aluno à escola. leia mais.

Uma de suas características é composição do ensino por ciclos de aprendizagem, que pressupõem a não-reprovação ou repetência do aluno por um período que pode variar entre dois e quatro anos.

É uma prática que poissibilita o combate à evasão escolar, à distorção idade-série e a prevenção da repetência. Ela vem sendo adotada em redes de educação de estados e municípios, mas é um assunto polêmico em alguns contextos. Saiba mais sobre este conceito.

Saiba mais sobre este conceito.

Materiais Complementares

Download dos Dados

Baixe as planilhas de taxas de rendimento dos estados brasileiros

Estados do Brasil
Anos Iniciais
Estados do Brasil
Anos Finais
Estados do Brasil
Ensino Médio

Notas Técnicas

Os dados de Taxa de Rendimento foram obtidos diretamente de planilhas divulgadas pelo INEP na página de Indicadores Educacionais

O INEP divulga apenas as porcentagens.
Os valores absolutos (número de alunos) foram calculados pela Meritt a partir das matrículas do Censo Escolar 2018.

Portanto, os dados absolutos devem ser considerados como valores aproximados, principalmente por que alguns alunos podem possuir matrículas duplicadas no Censo Escolar.

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