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Taxas de Rendimento (2010)

Conheça a proporção de alunos com reprovação ou abandono em 2010 segundo indicadores do INEP.

! Conheça o conceito de Taxas de Rendimento

2010
Urbanas e rurais
Etapa Escolar Reprovação Abandono Aprovação
Anos Iniciais 8,3% 1.384.644 reprovações 1,8% 302.620 abandonos 89,9% 15.068.446 aprovações
Anos Finais 12,6% 1.793.741 reprovações 4,7% 672.560 abandonos 82,7% 11.783.333 aprovações
Ensino Médio 12,6% 1.039.479 reprovações 10,3% 848.600 abandonos 77,1% 6.360.515 aprovações

Detalhamento por ano escolar

Anos Iniciais Reprovação Abandono Aprovação
1º ano EF 2,6% 74.963 reprovações 1,6% 46.132 abandonos 95,8% 2.762.097 aprovações
2º ano EF 9,2% 295.888 reprovações 1,9% 61.108 abandonos 88,9% 2.859.176 aprovações
3º ano EF 12,1% 434.273 reprovações 1,7% 61.014 abandonos 86,2% 3.093.743 aprovações
4º ano EF 8,2% 286.128 reprovações 1,8% 62.809 abandonos 90,0% 3.140.424 aprovações
5º ano EF 8,2% 293.393 reprovações 2,0% 71.560 abandonos 89,8% 3.213.007 aprovações
Anos Finais Reprovação Abandono Aprovação
6º ano EF 15,2% 630.856 reprovações 5,1% 211.669 abandonos 79,7% 3.307.841 aprovações
7º ano EF 13,1% 481.447 reprovações 4,5% 165.383 abandonos 82,4% 3.028.333 aprovações
8º ano EF 10,8% 359.971 reprovações 4,6% 153.321 abandonos 84,6% 2.819.770 aprovações
9º ano EF 10,4% 321.469 reprovações 4,6% 142.189 abandonos 85,0% 2.627.390 aprovações
Ensino Médio Reprovação Abandono Aprovação
1º ano EM 17,2% 597.182 reprovações 12,5% 433.999 abandonos 70,3% 2.440.807 aprovações
2º ano EM 11,1% 286.264 reprovações 9,6% 247.580 abandonos 79,3% 2.045.107 aprovações
3º ano EM 7,1% 156.034 reprovações 7,6% 167.022 abandonos 85,3% 1.874.602 aprovações

Fonte: Censo Escolar 2010, Inep. Classificação não oficial.

Acima de 5%

A situação indica a necessidade de definir estratégias para conter o avanço da evasão escolar.

Acima de 15%

A situação indica que é preciso intervir no trabalho pedagógico o mais rápido possível, pois muitos estudantes poderão ficar fora da escola. Índices altos de reprovação ou abandono escolar também podem aumentar a distorção idade-série.

Ajuda e Conhecimento

Rendimento Escolar

Ao final de um ano letivo, alunos matriculados em escolas públicas brasileiras podem ser aprovados, reprovados ou abandonar os estudos. A soma da quantidade de alunos que se encontram em cada um destas situações constituem a Taxas de Rendimento:

Aprovação + Reprovação + Abandono = 100%

Saiba mais

Distorção Idade-Série

Quando o aluno reprova ou abandona os estudos por dois anos ou mais, durante a trajetória de escolarização, ele acaba repetindo uma mesma série. leia mais.

Nesta situação, ele dá continuidade aos estudos, mas com defasem em relação à idade considerada adequada para cada ano de estudo, de acordo com o que propõe a legislação educacional do país. Trata-se de um aluno que será contabilizado na situação de distorção idade-série.

Entenda melhor a relação das taxas de rendimento com a distorção idade-série.

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Progressão Continuada

A progressão continuada é uma forma de organização escolar que visa a garantir o acesso e a permanência do aluno à escola. leia mais.

Uma de suas características é composição do ensino por ciclos de aprendizagem, que pressupõem a não-reprovação ou repetência do aluno por um período que pode variar entre dois e quatro anos.

É uma prática que poissibilita o combate à evasão escolar, à distorção idade-série e a prevenção da repetência. Ela vem sendo adotada em redes de educação de estados e municípios, mas é um assunto polêmico em alguns contextos. Saiba mais sobre este conceito.

Saiba mais sobre este conceito.

Materiais Complementares

Download dos Dados

Baixe as planilhas de taxas de rendimento dos estados brasileiros

Estados do Brasil
Anos Iniciais
Estados do Brasil
Anos Finais
Estados do Brasil
Ensino Médio

Notas Técnicas

Os dados de Taxa de Rendimento foram obtidos diretamente de planilhas divulgadas pelo INEP na página de Indicadores Educacionais

O INEP divulga apenas as porcentagens.
Os valores absolutos (número de alunos) foram calculados pela Meritt a partir das matrículas do Censo Escolar 2010.

Portanto, os dados absolutos devem ser considerados como valores aproximados, principalmente por que alguns alunos podem possuir matrículas duplicadas no Censo Escolar.

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