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Taxas de Rendimento (2013)

Conheça a proporção de alunos com reprovação ou abandono em 2013 segundo indicadores do INEP.

! Conheça o conceito de Taxas de Rendimento

2013
Urbanas e rurais
Etapa Escolar Reprovação Abandono Aprovação
Anos Iniciais 6,1% 958.448 reprovações 1,2% 186.674 abandonos 92,7% 14.619.806 aprovações
Anos Finais 11,3% 1.504.238 reprovações 3,6% 473.435 abandonos 85,1% 11.326.684 aprovações
Ensino Médio 11,9% 977.412 reprovações 8,1% 659.493 abandonos 80,0% 6.552.501 aprovações

Detalhamento por ano escolar

Anos Iniciais Reprovação Abandono Aprovação
1º ano EF 1,5% 43.803 reprovações 1,1% 32.123 abandonos 97,4% 2.844.272 aprovações
2º ano EF 3,3% 99.856 reprovações 0,9% 27.234 abandonos 95,8% 2.898.850 aprovações
3º ano EF 10,3% 347.780 reprovações 1,2% 40.518 abandonos 88,5% 2.988.201 aprovações
4º ano EF 7,2% 236.033 reprovações 1,2% 39.339 abandonos 91,6% 3.002.856 aprovações
5º ano EF 7,3% 230.977 reprovações 1,5% 47.461 abandonos 91,2% 2.885.629 aprovações
Anos Finais Reprovação Abandono Aprovação
6º ano EF 14,0% 510.813 reprovações 3,8% 138.650 abandonos 82,2% 2.999.199 aprovações
7º ano EF 12,0% 408.744 reprovações 3,5% 119.217 abandonos 84,5% 2.878.235 aprovações
8º ano EF 9,8% 310.071 reprovações 3,4% 107.576 abandonos 86,8% 2.746.337 aprovações
9º ano EF 8,9% 274.612 reprovações 3,5% 107.994 abandonos 87,6% 2.702.914 aprovações
Ensino Médio Reprovação Abandono Aprovação
1º ano EM 16,7% 560.935 reprovações 10,1% 339.248 abandonos 73,2% 2.458.709 aprovações
2º ano EM 10,5% 274.854 reprovações 7,5% 196.324 abandonos 82,0% 2.146.475 aprovações
3º ano EM 6,4% 141.624 reprovações 5,6% 123.921 abandonos 88,0% 1.947.318 aprovações

Fonte: Censo Escolar 2013, Inep. Classificação não oficial.

Acima de 5%

A situação indica a necessidade de definir estratégias para conter o avanço da evasão escolar.

Acima de 15%

A situação indica que é preciso intervir no trabalho pedagógico o mais rápido possível, pois muitos estudantes poderão ficar fora da escola. Índices altos de reprovação ou abandono escolar também podem aumentar a distorção idade-série.

Ajuda e Conhecimento

Rendimento Escolar

Ao final de um ano letivo, alunos matriculados em escolas públicas brasileiras podem ser aprovados, reprovados ou abandonar os estudos. A soma da quantidade de alunos que se encontram em cada um destas situações constituem a Taxas de Rendimento:

Aprovação + Reprovação + Abandono = 100%

Saiba mais

Distorção Idade-Série

Quando o aluno reprova ou abandona os estudos por dois anos ou mais, durante a trajetória de escolarização, ele acaba repetindo uma mesma série. leia mais.

Nesta situação, ele dá continuidade aos estudos, mas com defasem em relação à idade considerada adequada para cada ano de estudo, de acordo com o que propõe a legislação educacional do país. Trata-se de um aluno que será contabilizado na situação de distorção idade-série.

Entenda melhor a relação das taxas de rendimento com a distorção idade-série.

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Progressão Continuada

A progressão continuada é uma forma de organização escolar que visa a garantir o acesso e a permanência do aluno à escola. leia mais.

Uma de suas características é composição do ensino por ciclos de aprendizagem, que pressupõem a não-reprovação ou repetência do aluno por um período que pode variar entre dois e quatro anos.

É uma prática que poissibilita o combate à evasão escolar, à distorção idade-série e a prevenção da repetência. Ela vem sendo adotada em redes de educação de estados e municípios, mas é um assunto polêmico em alguns contextos. Saiba mais sobre este conceito.

Saiba mais sobre este conceito.

Materiais Complementares

Download dos Dados

Baixe as planilhas de taxas de rendimento dos estados brasileiros

Estados do Brasil
Anos Iniciais
Estados do Brasil
Anos Finais
Estados do Brasil
Ensino Médio

Notas Técnicas

Os dados de Taxa de Rendimento foram obtidos diretamente de planilhas divulgadas pelo INEP na página de Indicadores Educacionais

O INEP divulga apenas as porcentagens.
Os valores absolutos (número de alunos) foram calculados pela Meritt a partir das matrículas do Censo Escolar 2013.

Portanto, os dados absolutos devem ser considerados como valores aproximados, principalmente por que alguns alunos podem possuir matrículas duplicadas no Censo Escolar.

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