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Taxas de Rendimento (2017)

Conheça a proporção de alunos com reprovação ou abandono em 2017 segundo indicadores do INEP.

! Conheça o conceito de Taxas de Rendimento

2017
Urbanas e rurais
Etapa Escolar Reprovação Abandono Aprovação
Anos Iniciais 5,2% 799.031 reprovações 0,8% 126.232 abandonos 94,0% 14.403.279 aprovações
Anos Finais 10,1% 1.219.610 reprovações 2,7% 324.249 abandonos 87,2% 10.475.682 aprovações
Ensino Médio 10,9% 799.719 reprovações 6,0% 444.226 abandonos 83,1% 6.100.845 aprovações

Detalhamento por ano escolar

Anos Iniciais Reprovação Abandono Aprovação
1º ano EF 1,2% 34.489 reprovações 0,8% 22.993 abandonos 98,0% 2.816.588 aprovações
2º ano EF 2,2% 63.834 reprovações 0,6% 17.410 abandonos 97,2% 2.820.264 aprovações
3º ano EF 9,7% 317.790 reprovações 0,8% 26.210 abandonos 89,5% 2.932.178 aprovações
4º ano EF 6,3% 198.270 reprovações 0,9% 28.325 abandonos 92,8% 2.920.534 aprovações
5º ano EF 5,9% 184.651 reprovações 1,0% 31.297 abandonos 93,1% 2.913.716 aprovações
Anos Finais Reprovação Abandono Aprovação
6º ano EF 12,7% 424.160 reprovações 2,8% 93.516 abandonos 84,5% 2.822.163 aprovações
7º ano EF 10,9% 342.931 reprovações 2,6% 81.800 abandonos 86,5% 2.721.419 aprovações
8º ano EF 8,8% 253.868 reprovações 2,5% 72.122 abandonos 88,7% 2.558.873 aprovações
9º ano EF 7,5% 198.652 reprovações 2,9% 76.813 abandonos 89,6% 2.373.229 aprovações
Ensino Médio Reprovação Abandono Aprovação
1º ano EM 15,8% 458.483 reprovações 7,8% 226.340 abandonos 76,4% 2.216.967 aprovações
2º ano EM 9,6% 226.820 reprovações 5,7% 134.675 abandonos 84,7% 2.001.212 aprovações
3º ano EM 5,5% 114.417 reprovações 4,0% 83.212 abandonos 90,5% 1.882.667 aprovações

Fonte: Censo Escolar 2017, Inep. Classificação não oficial.

Acima de 5%

A situação indica a necessidade de definir estratégias para conter o avanço da evasão escolar.

Acima de 15%

A situação indica que é preciso intervir no trabalho pedagógico o mais rápido possível, pois muitos estudantes poderão ficar fora da escola. Índices altos de reprovação ou abandono escolar também podem aumentar a distorção idade-série.

Ajuda e Conhecimento

Rendimento Escolar

Ao final de um ano letivo, alunos matriculados em escolas públicas brasileiras podem ser aprovados, reprovados ou abandonar os estudos. A soma da quantidade de alunos que se encontram em cada um destas situações constituem a Taxas de Rendimento:

Aprovação + Reprovação + Abandono = 100%

Saiba mais

Distorção Idade-Série

Quando o aluno reprova ou abandona os estudos por dois anos ou mais, durante a trajetória de escolarização, ele acaba repetindo uma mesma série. leia mais.

Nesta situação, ele dá continuidade aos estudos, mas com defasem em relação à idade considerada adequada para cada ano de estudo, de acordo com o que propõe a legislação educacional do país. Trata-se de um aluno que será contabilizado na situação de distorção idade-série.

Entenda melhor a relação das taxas de rendimento com a distorção idade-série.

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Progressão Continuada

A progressão continuada é uma forma de organização escolar que visa a garantir o acesso e a permanência do aluno à escola. leia mais.

Uma de suas características é composição do ensino por ciclos de aprendizagem, que pressupõem a não-reprovação ou repetência do aluno por um período que pode variar entre dois e quatro anos.

É uma prática que poissibilita o combate à evasão escolar, à distorção idade-série e a prevenção da repetência. Ela vem sendo adotada em redes de educação de estados e municípios, mas é um assunto polêmico em alguns contextos. Saiba mais sobre este conceito.

Saiba mais sobre este conceito.

Materiais Complementares

Download dos Dados

Baixe as planilhas de taxas de rendimento dos estados brasileiros

Estados do Brasil
Anos Iniciais
Estados do Brasil
Anos Finais
Estados do Brasil
Ensino Médio

Notas Técnicas

Os dados de Taxa de Rendimento foram obtidos diretamente de planilhas divulgadas pelo INEP na página de Indicadores Educacionais

O INEP divulga apenas as porcentagens.
Os valores absolutos (número de alunos) foram calculados pela Meritt a partir das matrículas do Censo Escolar 2017.

Portanto, os dados absolutos devem ser considerados como valores aproximados, principalmente por que alguns alunos podem possuir matrículas duplicadas no Censo Escolar.

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