QEdu

Distribuição dos alunos por nível de proficiência

Podemos posicionar o aprendizado dos alunos em 4 níveis qualitativos de proficiência. O aprendizado adequado engloba os níveis proficiente e avançado

! Saiba como usar a página de proficiência

2013

Português 5º ano
69%
43%
Português 9º ano
Matemática 5º ano
62%
19%
Matemática 9º ano
Português 5º ano.
Sem dados
41%
Português 9º ano
Matemática 5º ano.
Sem dados
19%
Matemática 9º ano
Português 5º ano
69%
48%
Português 9º ano
Matemática 5º ano
62%
14%
Matemática 9º ano

2015

Português 5º ano
57%
36%
Português 9º ano
Matemática 5º ano
37%
15%
Matemática 9º ano
Português 5º ano.
Sem dados
36%
Português 9º ano
Matemática 5º ano.
Sem dados
12%
Matemática 9º ano
Português 5º ano
57%
36%
Português 9º ano
Matemática 5º ano
37%
25%
Matemática 9º ano

2017

Português 5º ano
68%
44%
Português 9º ano
Matemática 5º ano
56%
13%
Matemática 9º ano
Português 5º ano.
Sem dados
43%
Português 9º ano
Matemática 5º ano.
Sem dados
13%
Matemática 9º ano
Português 5º ano
68%
46%
Português 9º ano
Matemática 5º ano
56%
14%
Matemática 9º ano

Mendes

41%

2013

9º ano, Leitura e Interpretação (Português)

9%

Avançado (13 alunos*)Além da expectativa

32%

Proficiente (45 alunos*)Aprendizado esperado

46%

Básico (64 alunos*)Pouco aprendizado

13%

Insuficiente (18 alunos*)Quase nenhum aprendizado

Presença na Prova Brasil

De 140 alunos, 117 realizaram a Prova Brasil.

84% de taxa de participação.

Fonte: Prova Brasil 2013, Inep. Classificação não oficial.

Mendes

19%

2013

9º ano, Resolução de Problemas (Matemática)

3%

Avançado (5 alunos*)Além da expectativa

16%

Proficiente (23 alunos*)Aprendizado esperado

58%

Básico (81 alunos*)Pouco aprendizado

23%

Insuficiente (32 alunos*)Quase nenhum aprendizado

Presença na Prova Brasil

De 140 alunos, 117 realizaram a Prova Brasil.

84% de taxa de participação.

Fonte: Prova Brasil 2013, Inep. Classificação não oficial.

Mendes

69%

2013

5º ano, Leitura e Interpretação (Português)

31%

Avançado (36 alunos*)Além da expectativa

38%

Proficiente (44 alunos*)Aprendizado esperado

28%

Básico (32 alunos*)Pouco aprendizado

3%

Insuficiente (4 alunos*)Quase nenhum aprendizado

Presença na Prova Brasil

De 117 alunos, 112 realizaram a Prova Brasil.

96% de taxa de participação.

Fonte: Prova Brasil 2013, Inep. Classificação não oficial.

Mendes

62%

2013

5º ano, Resolução de Problemas (Matemática)

23%

Avançado (27 alunos*)Além da expectativa

39%

Proficiente (46 alunos*)Aprendizado esperado

27%

Básico (32 alunos*)Pouco aprendizado

11%

Insuficiente (12 alunos*)Quase nenhum aprendizado

Presença na Prova Brasil

De 117 alunos, 112 realizaram a Prova Brasil.

96% de taxa de participação.

Fonte: Prova Brasil 2013, Inep. Classificação não oficial.

Mendes

48%

2013

9º ano, Leitura e Interpretação (Português)

5%

Avançado (1 alunos*)Além da expectativa

43%

Proficiente (12 alunos*)Aprendizado esperado

47%

Básico (13 alunos*)Pouco aprendizado

5%

Insuficiente (1 alunos*)Quase nenhum aprendizado

Presença na Prova Brasil

De 27 alunos, 21 realizaram a Prova Brasil.

78% de taxa de participação.

Fonte: Prova Brasil 2013, Inep. Classificação não oficial.

Mendes

14%

2013

9º ano, Resolução de Problemas (Matemática)

0%

Avançado (0 alunos*)Além da expectativa

    14%

    Proficiente (4 alunos*)Aprendizado esperado

    81%

    Básico (22 alunos*)Pouco aprendizado

    5%

    Insuficiente (1 alunos*)Quase nenhum aprendizado

    Presença na Prova Brasil

    De 27 alunos, 21 realizaram a Prova Brasil.

    78% de taxa de participação.

    Fonte: Prova Brasil 2013, Inep. Classificação não oficial.

    Mendes

    69%

    2013

    5º ano, Leitura e Interpretação (Português)

    31%

    Avançado (36 alunos*)Além da expectativa

    38%

    Proficiente (44 alunos*)Aprendizado esperado

    28%

    Básico (32 alunos*)Pouco aprendizado

    3%

    Insuficiente (4 alunos*)Quase nenhum aprendizado

    Presença na Prova Brasil

    De 117 alunos, 112 realizaram a Prova Brasil.

    96% de taxa de participação.

    Fonte: Prova Brasil 2013, Inep. Classificação não oficial.

    Mendes

    62%

    2013

    5º ano, Resolução de Problemas (Matemática)

    23%

    Avançado (27 alunos*)Além da expectativa

    39%

    Proficiente (46 alunos*)Aprendizado esperado

    27%

    Básico (32 alunos*)Pouco aprendizado

    11%

    Insuficiente (12 alunos*)Quase nenhum aprendizado

    Presença na Prova Brasil

    De 117 alunos, 112 realizaram a Prova Brasil.

    96% de taxa de participação.

    Fonte: Prova Brasil 2013, Inep. Classificação não oficial.

    Mendes

    43%

    2013

    9º ano, Leitura e Interpretação (Português)

    9%

    Avançado (14 alunos*)Além da expectativa

    34%

    Proficiente (57 alunos*)Aprendizado esperado

    46%

    Básico (77 alunos*)Pouco aprendizado

    11%

    Insuficiente (19 alunos*)Quase nenhum aprendizado

    Presença na Prova Brasil

    De 167 alunos, 138 realizaram a Prova Brasil.

    83% de taxa de participação.

    Fonte: Prova Brasil 2013, Inep. Classificação não oficial.

    Mendes

    19%

    2013

    9º ano, Resolução de Problemas (Matemática)

    3%

    Avançado (5 alunos*)Além da expectativa

    16%

    Proficiente (27 alunos*)Aprendizado esperado

    61%

    Básico (103 alunos*)Pouco aprendizado

    20%

    Insuficiente (33 alunos*)Quase nenhum aprendizado

    Presença na Prova Brasil

    De 167 alunos, 138 realizaram a Prova Brasil.

    83% de taxa de participação.

    Fonte: Prova Brasil 2013, Inep. Classificação não oficial.

    Mendes

    36%

    2015

    9º ano, Leitura e Interpretação (Português)

    7%

    Avançado (9 alunos*)Além da expectativa

    29%

    Proficiente (37 alunos*)Aprendizado esperado

    46%

    Básico (60 alunos*)Pouco aprendizado

    18%

    Insuficiente (23 alunos*)Quase nenhum aprendizado

    Presença na Prova Brasil

    De 129 alunos, 111 realizaram a Prova Brasil.

    86% de taxa de participação.

    Fonte: Prova Brasil 2015, Inep. Classificação não oficial.

    Mendes

    12%

    2015

    9º ano, Resolução de Problemas (Matemática)

    3%

    Avançado (4 alunos*)Além da expectativa

    9%

    Proficiente (11 alunos*)Aprendizado esperado

    60%

    Básico (78 alunos*)Pouco aprendizado

    28%

    Insuficiente (36 alunos*)Quase nenhum aprendizado

    Presença na Prova Brasil

    De 129 alunos, 111 realizaram a Prova Brasil.

    86% de taxa de participação.

    Fonte: Prova Brasil 2015, Inep. Classificação não oficial.

    Mendes

    57%

    2015

    5º ano, Leitura e Interpretação (Português)

    19%

    Avançado (23 alunos*)Além da expectativa

    38%

    Proficiente (46 alunos*)Aprendizado esperado

    29%

    Básico (36 alunos*)Pouco aprendizado

    14%

    Insuficiente (17 alunos*)Quase nenhum aprendizado

    Presença na Prova Brasil

    De 122 alunos, 111 realizaram a Prova Brasil.

    91% de taxa de participação.

    Fonte: Prova Brasil 2015, Inep. Classificação não oficial.

    Mendes

    37%

    2015

    5º ano, Resolução de Problemas (Matemática)

    7%

    Avançado (9 alunos*)Além da expectativa

    30%

    Proficiente (36 alunos*)Aprendizado esperado

    49%

    Básico (59 alunos*)Pouco aprendizado

    14%

    Insuficiente (18 alunos*)Quase nenhum aprendizado

    Presença na Prova Brasil

    De 122 alunos, 111 realizaram a Prova Brasil.

    91% de taxa de participação.

    Fonte: Prova Brasil 2015, Inep. Classificação não oficial.

    Mendes

    36%

    2015

    9º ano, Leitura e Interpretação (Português)

    4%

    Avançado (1 alunos*)Além da expectativa

    32%

    Proficiente (11 alunos*)Aprendizado esperado

    64%

    Básico (21 alunos*)Pouco aprendizado

    0%

    Insuficiente (0 alunos*)Quase nenhum aprendizado

      Presença na Prova Brasil

      De 33 alunos, 28 realizaram a Prova Brasil.

      85% de taxa de participação.

      Fonte: Prova Brasil 2015, Inep. Classificação não oficial.

      Mendes

      25%

      2015

      9º ano, Resolução de Problemas (Matemática)

      4%

      Avançado (1 alunos*)Além da expectativa

      21%

      Proficiente (7 alunos*)Aprendizado esperado

      50%

      Básico (17 alunos*)Pouco aprendizado

      25%

      Insuficiente (8 alunos*)Quase nenhum aprendizado

      Presença na Prova Brasil

      De 33 alunos, 28 realizaram a Prova Brasil.

      85% de taxa de participação.

      Fonte: Prova Brasil 2015, Inep. Classificação não oficial.

      Mendes

      57%

      2015

      5º ano, Leitura e Interpretação (Português)

      19%

      Avançado (23 alunos*)Além da expectativa

      38%

      Proficiente (46 alunos*)Aprendizado esperado

      29%

      Básico (36 alunos*)Pouco aprendizado

      14%

      Insuficiente (17 alunos*)Quase nenhum aprendizado

      Presença na Prova Brasil

      De 122 alunos, 111 realizaram a Prova Brasil.

      91% de taxa de participação.

      Fonte: Prova Brasil 2015, Inep. Classificação não oficial.

      Mendes

      37%

      2015

      5º ano, Resolução de Problemas (Matemática)

      7%

      Avançado (9 alunos*)Além da expectativa

      30%

      Proficiente (36 alunos*)Aprendizado esperado

      49%

      Básico (59 alunos*)Pouco aprendizado

      14%

      Insuficiente (18 alunos*)Quase nenhum aprendizado

      Presença na Prova Brasil

      De 122 alunos, 111 realizaram a Prova Brasil.

      91% de taxa de participação.

      Fonte: Prova Brasil 2015, Inep. Classificação não oficial.

      Mendes

      36%

      2015

      9º ano, Leitura e Interpretação (Português)

      6%

      Avançado (10 alunos*)Além da expectativa

      30%

      Proficiente (48 alunos*)Aprendizado esperado

      50%

      Básico (81 alunos*)Pouco aprendizado

      14%

      Insuficiente (23 alunos*)Quase nenhum aprendizado

      Presença na Prova Brasil

      De 162 alunos, 139 realizaram a Prova Brasil.

      86% de taxa de participação.

      Fonte: Prova Brasil 2015, Inep. Classificação não oficial.

      Mendes

      15%

      2015

      9º ano, Resolução de Problemas (Matemática)

      4%

      Avançado (6 alunos*)Além da expectativa

      11%

      Proficiente (18 alunos*)Aprendizado esperado

      58%

      Básico (94 alunos*)Pouco aprendizado

      27%

      Insuficiente (44 alunos*)Quase nenhum aprendizado

      Presença na Prova Brasil

      De 162 alunos, 139 realizaram a Prova Brasil.

      86% de taxa de participação.

      Fonte: Prova Brasil 2015, Inep. Classificação não oficial.

      Mendes

      43%

      2017

      9º ano, Leitura e Interpretação (Português)

      4%

      Avançado (5 alunos*)Além da expectativa

      39%

      Proficiente (49 alunos*)Aprendizado esperado

      44%

      Básico (56 alunos*)Pouco aprendizado

      13%

      Insuficiente (17 alunos*)Quase nenhum aprendizado

      Presença na Prova Brasil

      De 127 alunos, 97 realizaram a Prova Brasil.

      76% de taxa de participação.

      Fonte: Prova Brasil 2017, Inep. Classificação não oficial.

      Mendes

      13%

      2017

      9º ano, Resolução de Problemas (Matemática)

      2%

      Avançado (2 alunos*)Além da expectativa

      11%

      Proficiente (14 alunos*)Aprendizado esperado

      68%

      Básico (86 alunos*)Pouco aprendizado

      19%

      Insuficiente (24 alunos*)Quase nenhum aprendizado

      Presença na Prova Brasil

      De 127 alunos, 97 realizaram a Prova Brasil.

      76% de taxa de participação.

      Fonte: Prova Brasil 2017, Inep. Classificação não oficial.

      Mendes

      68%

      2017

      5º ano, Leitura e Interpretação (Português)

      25%

      Avançado (40 alunos*)Além da expectativa

      43%

      Proficiente (71 alunos*)Aprendizado esperado

      27%

      Básico (45 alunos*)Pouco aprendizado

      5%

      Insuficiente (8 alunos*)Quase nenhum aprendizado

      Presença na Prova Brasil

      De 164 alunos, 151 realizaram a Prova Brasil.

      92% de taxa de participação.

      Fonte: Prova Brasil 2017, Inep. Classificação não oficial.

      Mendes

      56%

      2017

      5º ano, Resolução de Problemas (Matemática)

      13%

      Avançado (21 alunos*)Além da expectativa

      43%

      Proficiente (71 alunos*)Aprendizado esperado

      35%

      Básico (57 alunos*)Pouco aprendizado

      9%

      Insuficiente (15 alunos*)Quase nenhum aprendizado

      Presença na Prova Brasil

      De 164 alunos, 151 realizaram a Prova Brasil.

      92% de taxa de participação.

      Fonte: Prova Brasil 2017, Inep. Classificação não oficial.

      Mendes

      46%

      2017

      9º ano, Leitura e Interpretação (Português)

      11%

      Avançado (5 alunos*)Além da expectativa

      35%

      Proficiente (16 alunos*)Aprendizado esperado

      46%

      Básico (21 alunos*)Pouco aprendizado

      8%

      Insuficiente (4 alunos*)Quase nenhum aprendizado

      Presença na Prova Brasil

      De 45 alunos, 37 realizaram a Prova Brasil.

      82% de taxa de participação.

      Fonte: Prova Brasil 2017, Inep. Classificação não oficial.

      Mendes

      14%

      2017

      9º ano, Resolução de Problemas (Matemática)

      0%

      Avançado (0 alunos*)Além da expectativa

        14%

        Proficiente (6 alunos*)Aprendizado esperado

        68%

        Básico (31 alunos*)Pouco aprendizado

        18%

        Insuficiente (8 alunos*)Quase nenhum aprendizado

        Presença na Prova Brasil

        De 45 alunos, 37 realizaram a Prova Brasil.

        82% de taxa de participação.

        Fonte: Prova Brasil 2017, Inep. Classificação não oficial.

        Mendes

        68%

        2017

        5º ano, Leitura e Interpretação (Português)

        25%

        Avançado (40 alunos*)Além da expectativa

        43%

        Proficiente (71 alunos*)Aprendizado esperado

        27%

        Básico (45 alunos*)Pouco aprendizado

        5%

        Insuficiente (8 alunos*)Quase nenhum aprendizado

        Presença na Prova Brasil

        De 164 alunos, 151 realizaram a Prova Brasil.

        92% de taxa de participação.

        Fonte: Prova Brasil 2017, Inep. Classificação não oficial.

        Mendes

        56%

        2017

        5º ano, Resolução de Problemas (Matemática)

        13%

        Avançado (21 alunos*)Além da expectativa

        43%

        Proficiente (71 alunos*)Aprendizado esperado

        35%

        Básico (57 alunos*)Pouco aprendizado

        9%

        Insuficiente (15 alunos*)Quase nenhum aprendizado

        Presença na Prova Brasil

        De 164 alunos, 151 realizaram a Prova Brasil.

        92% de taxa de participação.

        Fonte: Prova Brasil 2017, Inep. Classificação não oficial.

        Mendes

        44%

        2017

        9º ano, Leitura e Interpretação (Português)

        6%

        Avançado (10 alunos*)Além da expectativa

        38%

        Proficiente (65 alunos*)Aprendizado esperado

        44%

        Básico (77 alunos*)Pouco aprendizado

        12%

        Insuficiente (20 alunos*)Quase nenhum aprendizado

        Presença na Prova Brasil

        De 172 alunos, 134 realizaram a Prova Brasil.

        78% de taxa de participação.

        Fonte: Prova Brasil 2017, Inep. Classificação não oficial.

        Mendes

        13%

        2017

        9º ano, Resolução de Problemas (Matemática)

        1%

        Avançado (2 alunos*)Além da expectativa

        12%

        Proficiente (20 alunos*)Aprendizado esperado

        68%

        Básico (117 alunos*)Pouco aprendizado

        19%

        Insuficiente (33 alunos*)Quase nenhum aprendizado

        Presença na Prova Brasil

        De 172 alunos, 134 realizaram a Prova Brasil.

        78% de taxa de participação.

        Fonte: Prova Brasil 2017, Inep. Classificação não oficial.

        Legenda - Escala de Aprendizado

        Avançado

        Aprendizado além da expectativa. Recomenda-se para os alunos neste nível atividades desafiadoras.

        Proficiente

        Os alunos neste nível encontram-se preparados para continuar os estudos. Recomenda-se atividades de aprofundamento.

        Básico

        Os alunos neste nível precisam melhorar. Sugere-se atividades de reforço.

        Insuficiente

        Os alunos neste nível apresentaram pouquíssimo aprendizado. É necessário a recuperação de conteúdos.

        Nota: Essa classificação qualitativa foi definida por Chico Soares com base na escala do SAEB. Essa classificação não é oficial.
        Descubra mais ideias sobre educação em nosso Blog