QEdu

Taxas de Rendimento (2018)

Conheça a proporção de alunos com reprovação ou abandono em 2018 segundo indicadores do INEP.

! Conheça o conceito de Taxas de Rendimento

2018
Urbanas e rurais
Etapa Escolar Reprovação Abandono Aprovação
Anos Iniciais 9,5% 3.916 reprovações 1,7% 695 abandonos 88,8% 36.711 aprovações
Anos Finais 21,5% 7.827 reprovações 4,1% 1.509 abandonos 74,4% 27.073 aprovações
Ensino Médio 19,0% 3.917 reprovações 7,0% 1.433 abandonos 74,0% 15.252 aprovações

Detalhamento por ano escolar

Anos Iniciais Reprovação Abandono Aprovação
1º ano EF 1,2% 88 reprovações 1,9% 140 abandonos 96,9% 7.101 aprovações
2º ano EF 13,3% 1.180 reprovações 2,0% 178 abandonos 84,7% 7.513 aprovações
3º ano EF 12,7% 1.106 reprovações 1,7% 148 abandonos 85,6% 7.452 aprovações
4º ano EF 10,9% 920 reprovações 1,4% 119 abandonos 87,7% 7.402 aprovações
5º ano EF 7,8% 623 reprovações 1,4% 112 abandonos 90,8% 7.244 aprovações
Anos Finais Reprovação Abandono Aprovação
6º ano EF 24,9% 2.545 reprovações 4,5% 460 abandonos 70,6% 7.214 aprovações
7º ano EF 24,6% 2.303 reprovações 4,1% 384 abandonos 71,3% 6.673 aprovações
8º ano EF 18,3% 1.557 reprovações 3,8% 324 abandonos 77,9% 6.627 aprovações
9º ano EF 17,1% 1.424 reprovações 4,1% 342 abandonos 78,8% 6.561 aprovações
Ensino Médio Reprovação Abandono Aprovação
1º ano EM 26,5% 2.200 reprovações 7,8% 648 abandonos 65,7% 5.454 aprovações
2º ano EM 17,2% 1.107 reprovações 7,1% 457 abandonos 75,7% 4.870 aprovações
3º ano EM 10,4% 611 reprovações 5,6% 329 abandonos 84,0% 4.929 aprovações

Fonte: Censo Escolar 2018, Inep. Classificação não oficial.

Acima de 5%

A situação indica a necessidade de definir estratégias para conter o avanço da evasão escolar.

Acima de 15%

A situação indica que é preciso intervir no trabalho pedagógico o mais rápido possível, pois muitos estudantes poderão ficar fora da escola. Índices altos de reprovação ou abandono escolar também podem aumentar a distorção idade-série.

Ajuda e Conhecimento

Rendimento Escolar

Ao final de um ano letivo, alunos matriculados em escolas públicas brasileiras podem ser aprovados, reprovados ou abandonar os estudos. A soma da quantidade de alunos que se encontram em cada um destas situações constituem a Taxas de Rendimento:

Aprovação + Reprovação + Abandono = 100%

Saiba mais

Distorção Idade-Série

Quando o aluno reprova ou abandona os estudos por dois anos ou mais, durante a trajetória de escolarização, ele acaba repetindo uma mesma série. leia mais.

Nesta situação, ele dá continuidade aos estudos, mas com defasem em relação à idade considerada adequada para cada ano de estudo, de acordo com o que propõe a legislação educacional do país. Trata-se de um aluno que será contabilizado na situação de distorção idade-série.

Entenda melhor a relação das taxas de rendimento com a distorção idade-série.

Quer dados de distorção idade-série no QEdu? Vote nesta idéia

Progressão Continuada

A progressão continuada é uma forma de organização escolar que visa a garantir o acesso e a permanência do aluno à escola. leia mais.

Uma de suas características é composição do ensino por ciclos de aprendizagem, que pressupõem a não-reprovação ou repetência do aluno por um período que pode variar entre dois e quatro anos.

É uma prática que poissibilita o combate à evasão escolar, à distorção idade-série e a prevenção da repetência. Ela vem sendo adotada em redes de educação de estados e municípios, mas é um assunto polêmico em alguns contextos. Saiba mais sobre este conceito.

Saiba mais sobre este conceito.

Materiais Complementares

Download dos Dados

Baixe as planilhas de taxas de rendimento das escolas de Feira De Santana

Escolas - Feira De Santana
Anos Iniciais
Escolas - Feira De Santana
Anos Finais
Escolas - Feira De Santana
Ensino Médio

Notas Técnicas

Os dados de Taxa de Rendimento foram obtidos diretamente de planilhas divulgadas pelo INEP na página de Indicadores Educacionais

O INEP divulga apenas as porcentagens.
Os valores absolutos (número de alunos) foram calculados pela Meritt a partir das matrículas do Censo Escolar 2018.

Portanto, os dados absolutos devem ser considerados como valores aproximados, principalmente por que alguns alunos podem possuir matrículas duplicadas no Censo Escolar.

Dúvidas? Fale com a equipe QEdu

Descubra mais ideias sobre educação em nosso Blog