O Ideb é calculado com base no aprendizado dos alunos em português e matemática (Prova Brasil) e no fluxo escolar (taxa de aprovação). Veja o Ideb da escola
O Ideb 2019 nos anos finais da rede estadual não atingiu a meta, teve queda e não alcançou 6,0.
Precisa melhorar a sua situação para garantir mais alunos aprendendo e com um fluxo escolar adequado.
Quanto maior a nota,
maior o aprendizado
Quanto maior o valor,
maior a aprovação
Meta para a escola
4,4
Fonte: QEdu.org.br. Dados do Ideb/Inep (2019).
Consulte o Censo Escolar para saber mais sobre o fluxo do alunos neste local: veja dados de aprovação, reprovação e abandono e distorção idade-série de todas as séries do Ensino Básico.
Fonte: QEdu.org.br. Dados do Ideb/Inep (2019).
Nota padronizada em português e matemática de acordo com a Prova Brasil
O indicador de aprendizado varia de 0 até 10 e quanto maior, melhor. Porém o 10 é praticamente inatingível - significaria que todos alunos obtiveram rendimento esperado.
Consulte a aba Aprendizado adequado para saber mais sobre o desempenho dos alunos em português e matemática.
A Escala Saeb varia dependendo da disciplina e da etapa escolar. As habilidades mais complexas em português estão concentradas nas pontuações que variam entre 325 a 350 no 5º ano, 375 a 400 no 9º ano e 400 a 425 no Ensino Médio; e em matemática nas pontuações que variam entre 325 a 350 no 5º ano, 400 a 425 no 9º ano e 450 a 475 no Ensino Médio.
O Inep distribui o aprendizado dos alunos em níveis, utilizando a Escala Saeb. Abaixo, exemplo da distribuição de níveis para Língua Portuguesa no 5º ano. Clique para ver toda a escala.
Saiba mais sobre o aprendizado dos alunos: com base nos resultados da Prova Brasil, é possível calcular a proporção de alunos com aprendizado adequado à sua etapa escolar.
As médias não são comparáveis entre si.
Fonte: QEdu.org.br. Dados do Ideb/Inep (2019).