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Taxas de Rendimento (2018)

Conheça a proporção de alunos com reprovação ou abandono em 2018 segundo indicadores do INEP.

! Conheça o conceito de Taxas de Rendimento

2018
Urbanas e rurais
Etapa Escolar Reprovação Abandono Aprovação
Anos Iniciais 5,6% 15.393 reprovações 1,2% 3.353 abandonos 93,1% 254.125 aprovações
Anos Finais 10,3% 22.407 reprovações 4,9% 10.593 abandonos 84,8% 184.720 aprovações
Ensino Médio 8,6% 9.303 reprovações 8,2% 8.863 abandonos 83,2% 90.004 aprovações

Detalhamento por ano escolar

Anos Iniciais Reprovação Abandono Aprovação
1º ano EF 1,5% 743 reprovações 1,3% 644 abandonos 97,2% 48.132 aprovações
2º ano EF 1,4% 699 reprovações 0,8% 400 abandonos 97,8% 48.782 aprovações
3º ano EF 12,9% 7.685 reprovações 1,2% 715 abandonos 85,9% 51.171 aprovações
4º ano EF 2,8% 1.594 reprovações 1,1% 627 abandonos 96,1% 54.691 aprovações
5º ano EF 8,2% 4.674 reprovações 1,7% 969 abandonos 90,1% 51.350 aprovações
Anos Finais Reprovação Abandono Aprovação
6º ano EF 12,9% 8.346 reprovações 5,2% 3.365 abandonos 81,9% 52.987 aprovações
7º ano EF 11,3% 6.446 reprovações 5,1% 2.910 abandonos 83,6% 47.689 aprovações
8º ano EF 9,3% 4.720 reprovações 4,5% 2.284 abandonos 86,2% 43.747 aprovações
9º ano EF 6,4% 2.895 reprovações 4,5% 2.036 abandonos 89,1% 40.299 aprovações
Ensino Médio Reprovação Abandono Aprovação
1º ano EM 11,8% 5.258 reprovações 10,8% 4.812 abandonos 77,4% 34.484 aprovações
2º ano EM 7,9% 2.749 reprovações 7,5% 2.610 abandonos 84,6% 29.431 aprovações
3º ano EM 4,5% 1.298 reprovações 5,0% 1.442 abandonos 90,5% 26.090 aprovações

Fonte: Censo Escolar 2018, Inep. Classificação não oficial.

Acima de 5%

A situação indica a necessidade de definir estratégias para conter o avanço da evasão escolar.

Acima de 15%

A situação indica que é preciso intervir no trabalho pedagógico o mais rápido possível, pois muitos estudantes poderão ficar fora da escola. Índices altos de reprovação ou abandono escolar também podem aumentar a distorção idade-série.

Ajuda e Conhecimento

Rendimento Escolar

Ao final de um ano letivo, alunos matriculados em escolas públicas brasileiras podem ser aprovados, reprovados ou abandonar os estudos. A soma da quantidade de alunos que se encontram em cada um destas situações constituem a Taxas de Rendimento:

Aprovação + Reprovação + Abandono = 100%

Saiba mais

Distorção Idade-Série

Quando o aluno reprova ou abandona os estudos por dois anos ou mais, durante a trajetória de escolarização, ele acaba repetindo uma mesma série. leia mais.

Nesta situação, ele dá continuidade aos estudos, mas com defasem em relação à idade considerada adequada para cada ano de estudo, de acordo com o que propõe a legislação educacional do país. Trata-se de um aluno que será contabilizado na situação de distorção idade-série.

Entenda melhor a relação das taxas de rendimento com a distorção idade-série.

Quer dados de distorção idade-série no QEdu? Vote nesta idéia

Progressão Continuada

A progressão continuada é uma forma de organização escolar que visa a garantir o acesso e a permanência do aluno à escola. leia mais.

Uma de suas características é composição do ensino por ciclos de aprendizagem, que pressupõem a não-reprovação ou repetência do aluno por um período que pode variar entre dois e quatro anos.

É uma prática que poissibilita o combate à evasão escolar, à distorção idade-série e a prevenção da repetência. Ela vem sendo adotada em redes de educação de estados e municípios, mas é um assunto polêmico em alguns contextos. Saiba mais sobre este conceito.

Saiba mais sobre este conceito.

Materiais Complementares

Download dos Dados

Baixe as planilhas de taxas de rendimento dos municípios de Alagoas

Municípios - Alagoas
Anos Iniciais
Municípios - Alagoas
Anos Finais
Municípios - Alagoas
Ensino Médio

Notas Técnicas

Os dados de Taxa de Rendimento foram obtidos diretamente de planilhas divulgadas pelo INEP na página de Indicadores Educacionais

O INEP divulga apenas as porcentagens.
Os valores absolutos (número de alunos) foram calculados pela Meritt a partir das matrículas do Censo Escolar 2018.

Portanto, os dados absolutos devem ser considerados como valores aproximados, principalmente por que alguns alunos podem possuir matrículas duplicadas no Censo Escolar.

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