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Taxas de Rendimento (2018)

Conheça a proporção de alunos com reprovação ou abandono em 2018 segundo indicadores do INEP.

! Conheça o conceito de Taxas de Rendimento

2018
Urbanas e rurais
Etapa Escolar Reprovação Abandono Aprovação
Anos Iniciais 2,4% 15.611 reprovações 0,3% 1.995 abandonos 97,3% 641.896 aprovações
Anos Finais 5,4% 29.102 reprovações 1,5% 7.975 abandonos 93,1% 501.541 aprovações
Ensino Médio 4,8% 14.859 reprovações 4,6% 14.384 abandonos 90,6% 281.964 aprovações

Detalhamento por ano escolar

Anos Iniciais Reprovação Abandono Aprovação
1º ano EF 0,6% 743 reprovações 0,4% 496 abandonos 99,0% 122.568 aprovações
2º ano EF 0,8% 991 reprovações 0,1% 124 abandonos 99,1% 122.677 aprovações
3º ano EF 3,1% 4.064 reprovações 0,3% 394 abandonos 96,6% 126.627 aprovações
4º ano EF 4,7% 6.570 reprovações 0,4% 560 abandonos 94,9% 132.656 aprovações
5º ano EF 2,3% 3.244 reprovações 0,3% 424 abandonos 97,4% 137.370 aprovações
Anos Finais Reprovação Abandono Aprovação
6º ano EF 7,0% 10.162 reprovações 1,5% 2.178 abandonos 91,5% 132.829 aprovações
7º ano EF 6,2% 8.591 reprovações 1,5% 2.079 abandonos 92,3% 127.882 aprovações
8º ano EF 5,7% 7.523 reprovações 1,7% 2.244 abandonos 92,6% 122.206 aprovações
9º ano EF 2,3% 2.828 reprovações 1,2% 1.476 abandonos 96,5% 118.625 aprovações
Ensino Médio Reprovação Abandono Aprovação
1º ano EM 6,9% 7.999 reprovações 6,4% 7.419 abandonos 86,7% 100.503 aprovações
2º ano EM 4,4% 4.582 reprovações 4,5% 4.686 abandonos 91,1% 94.853 aprovações
3º ano EM 2,5% 2.280 reprovações 2,5% 2.280 abandonos 95,0% 86.609 aprovações

Fonte: Censo Escolar 2018, Inep. Classificação não oficial.

Acima de 5%

A situação indica a necessidade de definir estratégias para conter o avanço da evasão escolar.

Acima de 15%

A situação indica que é preciso intervir no trabalho pedagógico o mais rápido possível, pois muitos estudantes poderão ficar fora da escola. Índices altos de reprovação ou abandono escolar também podem aumentar a distorção idade-série.

Ajuda e Conhecimento

Rendimento Escolar

Ao final de um ano letivo, alunos matriculados em escolas públicas brasileiras podem ser aprovados, reprovados ou abandonar os estudos. A soma da quantidade de alunos que se encontram em cada um destas situações constituem a Taxas de Rendimento:

Aprovação + Reprovação + Abandono = 100%

Saiba mais

Distorção Idade-Série

Quando o aluno reprova ou abandona os estudos por dois anos ou mais, durante a trajetória de escolarização, ele acaba repetindo uma mesma série. leia mais.

Nesta situação, ele dá continuidade aos estudos, mas com defasem em relação à idade considerada adequada para cada ano de estudo, de acordo com o que propõe a legislação educacional do país. Trata-se de um aluno que será contabilizado na situação de distorção idade-série.

Entenda melhor a relação das taxas de rendimento com a distorção idade-série.

Quer dados de distorção idade-série no QEdu? Vote nesta idéia

Progressão Continuada

A progressão continuada é uma forma de organização escolar que visa a garantir o acesso e a permanência do aluno à escola. leia mais.

Uma de suas características é composição do ensino por ciclos de aprendizagem, que pressupõem a não-reprovação ou repetência do aluno por um período que pode variar entre dois e quatro anos.

É uma prática que poissibilita o combate à evasão escolar, à distorção idade-série e a prevenção da repetência. Ela vem sendo adotada em redes de educação de estados e municípios, mas é um assunto polêmico em alguns contextos. Saiba mais sobre este conceito.

Saiba mais sobre este conceito.

Materiais Complementares

Download dos Dados

Baixe as planilhas de taxas de rendimento dos municípios de Ceará

Municípios - Ceará
Anos Iniciais
Municípios - Ceará
Anos Finais
Municípios - Ceará
Ensino Médio

Notas Técnicas

Os dados de Taxa de Rendimento foram obtidos diretamente de planilhas divulgadas pelo INEP na página de Indicadores Educacionais

O INEP divulga apenas as porcentagens.
Os valores absolutos (número de alunos) foram calculados pela Meritt a partir das matrículas do Censo Escolar 2018.

Portanto, os dados absolutos devem ser considerados como valores aproximados, principalmente por que alguns alunos podem possuir matrículas duplicadas no Censo Escolar.

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