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Taxas de Rendimento (2018)

Conheça a proporção de alunos com reprovação ou abandono em 2018 segundo indicadores do INEP.

! Conheça o conceito de Taxas de Rendimento

2018
Urbanas e rurais
Etapa Escolar Reprovação Abandono Aprovação
Anos Iniciais 3,8% 7.786 reprovações 0,2% 369 abandonos 96,0% 198.026 aprovações
Anos Finais 6,4% 10.984 reprovações 1,4% 2.458 abandonos 92,2% 158.003 aprovações
Ensino Médio 10,2% 10.929 reprovações 3,5% 3.745 abandonos 86,3% 92.352 aprovações

Detalhamento por ano escolar

Anos Iniciais Reprovação Abandono Aprovação
1º ano EF 1,0% 398 reprovações 0,2% 80 abandonos 98,8% 39.276 aprovações
2º ano EF 0,7% 279 reprovações 0,2% 80 abandonos 99,1% 39.404 aprovações
3º ano EF 10,8% 4.804 reprovações 0,1% 45 abandonos 89,1% 39.628 aprovações
4º ano EF 0,8% 328 reprovações 0,1% 41 abandonos 99,1% 40.597 aprovações
5º ano EF 4,8% 1.979 reprovações 0,3% 124 abandonos 94,9% 39.123 aprovações
Anos Finais Reprovação Abandono Aprovação
6º ano EF 3,0% 1.344 reprovações 1,7% 762 abandonos 95,3% 42.687 aprovações
7º ano EF 10,6% 4.756 reprovações 1,5% 673 abandonos 87,9% 39.433 aprovações
8º ano EF 2,6% 1.073 reprovações 1,3% 537 abandonos 96,1% 39.627 aprovações
9º ano EF 9,4% 3.813 reprovações 1,2% 487 abandonos 89,4% 36.257 aprovações
Ensino Médio Reprovação Abandono Aprovação
1º ano EM 14,4% 6.284 reprovações 4,6% 2.008 abandonos 81,0% 35.342 aprovações
2º ano EM 8,2% 2.814 reprovações 3,2% 1.099 abandonos 88,6% 30.404 aprovações
3º ano EM 6,3% 1.832 reprovações 2,2% 640 abandonos 91,5% 26.607 aprovações

Fonte: Censo Escolar 2018, Inep. Classificação não oficial.

Acima de 5%

A situação indica a necessidade de definir estratégias para conter o avanço da evasão escolar.

Acima de 15%

A situação indica que é preciso intervir no trabalho pedagógico o mais rápido possível, pois muitos estudantes poderão ficar fora da escola. Índices altos de reprovação ou abandono escolar também podem aumentar a distorção idade-série.

Ajuda e Conhecimento

Rendimento Escolar

Ao final de um ano letivo, alunos matriculados em escolas públicas brasileiras podem ser aprovados, reprovados ou abandonar os estudos. A soma da quantidade de alunos que se encontram em cada um destas situações constituem a Taxas de Rendimento:

Aprovação + Reprovação + Abandono = 100%

Saiba mais

Distorção Idade-Série

Quando o aluno reprova ou abandona os estudos por dois anos ou mais, durante a trajetória de escolarização, ele acaba repetindo uma mesma série. leia mais.

Nesta situação, ele dá continuidade aos estudos, mas com defasem em relação à idade considerada adequada para cada ano de estudo, de acordo com o que propõe a legislação educacional do país. Trata-se de um aluno que será contabilizado na situação de distorção idade-série.

Entenda melhor a relação das taxas de rendimento com a distorção idade-série.

Quer dados de distorção idade-série no QEdu? Vote nesta idéia

Progressão Continuada

A progressão continuada é uma forma de organização escolar que visa a garantir o acesso e a permanência do aluno à escola. leia mais.

Uma de suas características é composição do ensino por ciclos de aprendizagem, que pressupõem a não-reprovação ou repetência do aluno por um período que pode variar entre dois e quatro anos.

É uma prática que poissibilita o combate à evasão escolar, à distorção idade-série e a prevenção da repetência. Ela vem sendo adotada em redes de educação de estados e municípios, mas é um assunto polêmico em alguns contextos. Saiba mais sobre este conceito.

Saiba mais sobre este conceito.

Materiais Complementares

Download dos Dados

Baixe as planilhas de taxas de rendimento dos municípios de Distrito Federal

Municípios - Distrito Federal
Anos Iniciais
Municípios - Distrito Federal
Anos Finais
Municípios - Distrito Federal
Ensino Médio

Notas Técnicas

Os dados de Taxa de Rendimento foram obtidos diretamente de planilhas divulgadas pelo INEP na página de Indicadores Educacionais

O INEP divulga apenas as porcentagens.
Os valores absolutos (número de alunos) foram calculados pela Meritt a partir das matrículas do Censo Escolar 2018.

Portanto, os dados absolutos devem ser considerados como valores aproximados, principalmente por que alguns alunos podem possuir matrículas duplicadas no Censo Escolar.

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