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Taxas de Rendimento (2020)

Conheça a proporção de alunos com reprovação ou abandono em 2020 segundo indicadores do INEP.

! Conheça o conceito de Taxas de Rendimento

2020
Urbanas e rurais
Etapa Escolar Reprovação Abandono Aprovação
Anos Iniciais 1,0% 4.854 reprovações 0,6% 2.989 abandonos 98,3% 462.794 aprovações
Anos Finais 1,5% 5.768 reprovações 0,7% 2.836 abandonos 97,8% 382.054 aprovações
Ensino Médio 2,2% 5.385 reprovações 1,7% 4.201 abandonos 96,1% 236.052 aprovações

Detalhamento por ano escolar

Anos Iniciais Reprovação Abandono Aprovação
1º ano EF 0,5% 453 reprovações 1,0% 905 abandonos 98,5% 89.086 aprovações
2º ano EF 0,6% 549 reprovações 0,7% 640 abandonos 98,7% 90.174 aprovações
3º ano EF 1,5% 1.441 reprovações 0,6% 577 abandonos 97,9% 94.015 aprovações
4º ano EF 1,4% 1.362 reprovações 0,5% 487 abandonos 98,1% 95.397 aprovações
5º ano EF 1,1% 1.052 reprovações 0,4% 383 abandonos 98,5% 94.124 aprovações
Anos Finais Reprovação Abandono Aprovação
6º ano EF 1,4% 1.408 reprovações 0,8% 805 abandonos 97,8% 98.295 aprovações
7º ano EF 1,6% 1.586 reprovações 0,7% 694 abandonos 97,7% 96.821 aprovações
8º ano EF 1,6% 1.551 reprovações 0,7% 679 abandonos 97,7% 94.699 aprovações
9º ano EF 1,3% 1.224 reprovações 0,7% 659 abandonos 98,0% 92.240 aprovações
Ensino Médio Reprovação Abandono Aprovação
1º ano EM 3,0% 2.846 reprovações 2,1% 1.992 abandonos 94,9% 90.017 aprovações
2º ano EM 2,0% 1.653 reprovações 1,6% 1.323 abandonos 96,4% 79.673 aprovações
3º ano EM 1,3% 886 reprovações 1,3% 886 abandonos 97,4% 66.363 aprovações

Fonte: Censo Escolar 2020, Inep. Classificação não oficial.

Acima de 5%

A situação indica a necessidade de definir estratégias para conter o avanço da evasão escolar.

Acima de 15%

A situação indica que é preciso intervir no trabalho pedagógico o mais rápido possível, pois muitos estudantes poderão ficar fora da escola. Índices altos de reprovação ou abandono escolar também podem aumentar a distorção idade-série.

Ajuda e Conhecimento

Rendimento Escolar

Ao final de um ano letivo, alunos matriculados em escolas públicas brasileiras podem ser aprovados, reprovados ou abandonar os estudos. A soma da quantidade de alunos que se encontram em cada um destas situações constituem a Taxas de Rendimento:

Aprovação + Reprovação + Abandono = 100%

Saiba mais

Distorção Idade-Série

Quando o aluno reprova ou abandona os estudos por dois anos ou mais, durante a trajetória de escolarização, ele acaba repetindo uma mesma série. leia mais.

Nesta situação, ele dá continuidade aos estudos, mas com defasem em relação à idade considerada adequada para cada ano de estudo, de acordo com o que propõe a legislação educacional do país. Trata-se de um aluno que será contabilizado na situação de distorção idade-série.

Entenda melhor a relação das taxas de rendimento com a distorção idade-série.

Quer dados de distorção idade-série no QEdu? Vote nesta idéia

Progressão Continuada

A progressão continuada é uma forma de organização escolar que visa a garantir o acesso e a permanência do aluno à escola. leia mais.

Uma de suas características é composição do ensino por ciclos de aprendizagem, que pressupõem a não-reprovação ou repetência do aluno por um período que pode variar entre dois e quatro anos.

É uma prática que poissibilita o combate à evasão escolar, à distorção idade-série e a prevenção da repetência. Ela vem sendo adotada em redes de educação de estados e municípios, mas é um assunto polêmico em alguns contextos. Saiba mais sobre este conceito.

Saiba mais sobre este conceito.

Materiais Complementares

Download dos Dados

Baixe as planilhas de taxas de rendimento dos municípios de Goiás

Municípios - Goiás
Anos Iniciais
Municípios - Goiás
Anos Finais
Municípios - Goiás
Ensino Médio

Notas Técnicas

Os dados de Taxa de Rendimento foram obtidos diretamente de planilhas divulgadas pelo INEP na página de Indicadores Educacionais

O INEP divulga apenas as porcentagens.
Os valores absolutos (número de alunos) foram calculados pela Meritt a partir das matrículas do Censo Escolar 2020.

Portanto, os dados absolutos devem ser considerados como valores aproximados, principalmente por que alguns alunos podem possuir matrículas duplicadas no Censo Escolar.

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