QEdu

Taxas de Rendimento (2018)

Conheça a proporção de alunos com reprovação ou abandono em 2018 segundo indicadores do INEP.

! Conheça o conceito de Taxas de Rendimento

2018
Urbanas e rurais
Etapa Escolar Reprovação Abandono Aprovação
Anos Iniciais 10,7% 88.894 reprovações 2,1% 17.702 abandonos 87,2% 727.207 aprovações
Anos Finais 11,9% 72.172 reprovações 5,6% 33.741 abandonos 82,5% 500.074 aprovações
Ensino Médio 9,3% 32.384 reprovações 12,8% 44.632 abandonos 77,8% 270.632 aprovações

Detalhamento por ano escolar

Anos Iniciais Reprovação Abandono Aprovação
1º ano EF 1,0% 1.440 reprovações 2,1% 3.023 abandonos 96,9% 139.486 aprovações
2º ano EF 1,8% 2.635 reprovações 1,5% 2.196 abandonos 96,7% 141.509 aprovações
3º ano EF 17,3% 31.485 reprovações 1,8% 3.276 abandonos 80,9% 147.230 aprovações
4º ano EF 15,1% 27.534 reprovações 2,2% 4.012 abandonos 82,7% 150.799 aprovações
5º ano EF 14,4% 25.803 reprovações 2,9% 5.197 abandonos 82,7% 148.185 aprovações
Anos Finais Reprovação Abandono Aprovação
6º ano EF 16,5% 30.489 reprovações 5,7% 10.533 abandonos 77,8% 143.759 aprovações
7º ano EF 13,2% 21.411 reprovações 5,7% 9.246 abandonos 81,1% 131.548 aprovações
8º ano EF 8,4% 11.366 reprovações 5,2% 7.037 abandonos 86,4% 116.907 aprovações
9º ano EF 7,2% 8.906 reprovações 5,6% 6.927 abandonos 87,2% 107.862 aprovações
Ensino Médio Reprovação Abandono Aprovação
1º ano EM 13,6% 17.992 reprovações 15,5% 20.506 abandonos 70,9% 93.796 aprovações
2º ano EM 8,4% 9.462 reprovações 12,3% 13.854 abandonos 79,3% 89.317 aprovações
3º ano EM 4,8% 4.931 reprovações 10,0% 10.273 abandonos 85,2% 87.520 aprovações

Fonte: Censo Escolar 2018, Inep. Classificação não oficial.

Acima de 5%

A situação indica a necessidade de definir estratégias para conter o avanço da evasão escolar.

Acima de 15%

A situação indica que é preciso intervir no trabalho pedagógico o mais rápido possível, pois muitos estudantes poderão ficar fora da escola. Índices altos de reprovação ou abandono escolar também podem aumentar a distorção idade-série.

Ajuda e Conhecimento

Rendimento Escolar

Ao final de um ano letivo, alunos matriculados em escolas públicas brasileiras podem ser aprovados, reprovados ou abandonar os estudos. A soma da quantidade de alunos que se encontram em cada um destas situações constituem a Taxas de Rendimento:

Aprovação + Reprovação + Abandono = 100%

Saiba mais

Distorção Idade-Série

Quando o aluno reprova ou abandona os estudos por dois anos ou mais, durante a trajetória de escolarização, ele acaba repetindo uma mesma série. leia mais.

Nesta situação, ele dá continuidade aos estudos, mas com defasem em relação à idade considerada adequada para cada ano de estudo, de acordo com o que propõe a legislação educacional do país. Trata-se de um aluno que será contabilizado na situação de distorção idade-série.

Entenda melhor a relação das taxas de rendimento com a distorção idade-série.

Quer dados de distorção idade-série no QEdu? Vote nesta idéia

Progressão Continuada

A progressão continuada é uma forma de organização escolar que visa a garantir o acesso e a permanência do aluno à escola. leia mais.

Uma de suas características é composição do ensino por ciclos de aprendizagem, que pressupõem a não-reprovação ou repetência do aluno por um período que pode variar entre dois e quatro anos.

É uma prática que poissibilita o combate à evasão escolar, à distorção idade-série e a prevenção da repetência. Ela vem sendo adotada em redes de educação de estados e municípios, mas é um assunto polêmico em alguns contextos. Saiba mais sobre este conceito.

Saiba mais sobre este conceito.

Materiais Complementares

Download dos Dados

Baixe as planilhas de taxas de rendimento dos municípios de Pará

Municípios - Pará
Anos Iniciais
Municípios - Pará
Anos Finais
Municípios - Pará
Ensino Médio

Notas Técnicas

Os dados de Taxa de Rendimento foram obtidos diretamente de planilhas divulgadas pelo INEP na página de Indicadores Educacionais

O INEP divulga apenas as porcentagens.
Os valores absolutos (número de alunos) foram calculados pela Meritt a partir das matrículas do Censo Escolar 2018.

Portanto, os dados absolutos devem ser considerados como valores aproximados, principalmente por que alguns alunos podem possuir matrículas duplicadas no Censo Escolar.

Dúvidas? Fale com a equipe QEdu

Descubra mais ideias sobre educação em nosso Blog