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Taxas de Rendimento (2018)

Conheça a proporção de alunos com reprovação ou abandono em 2018 segundo indicadores do INEP.

! Conheça o conceito de Taxas de Rendimento

2018
Urbanas e rurais
Etapa Escolar Reprovação Abandono Aprovação
Anos Iniciais 4,7% 36.518 reprovações 0,1% 465 abandonos 95,3% 744.876 aprovações
Anos Finais 10,1% 65.248 reprovações 1,7% 10.879 abandonos 88,2% 569.235 aprovações
Ensino Médio 11,4% 42.691 reprovações 6,5% 24.129 abandonos 82,1% 306.111 aprovações

Detalhamento por ano escolar

Anos Iniciais Reprovação Abandono Aprovação
1º ano EF 1,9% 2.915 reprovações 0,1% 154 abandonos 98,0% 150.337 aprovações
2º ano EF 6,4% 10.259 reprovações 0,0% nenhum abandono 93,6% 150.024 aprovações
3º ano EF 8,4% 13.170 reprovações 0,0% nenhum abandono 91,6% 143.613 aprovações
4º ano EF 4,5% 7.106 reprovações 0,1% 158 abandonos 95,4% 150.630 aprovações
5º ano EF 2,0% 3.070 reprovações 0,1% 154 abandonos 97,9% 150.273 aprovações
Anos Finais Reprovação Abandono Aprovação
6º ano EF 9,6% 16.329 reprovações 1,4% 2.382 abandonos 89,0% 151.376 aprovações
7º ano EF 10,9% 18.140 reprovações 1,4% 2.330 abandonos 87,7% 145.945 aprovações
8º ano EF 10,9% 17.110 reprovações 1,8% 2.826 abandonos 87,3% 137.035 aprovações
9º ano EF 9,0% 13.671 reprovações 2,2% 3.342 abandonos 88,8% 134.881 aprovações
Ensino Médio Reprovação Abandono Aprovação
1º ano EM 15,7% 22.745 reprovações 7,0% 10.141 abandonos 77,3% 111.984 aprovações
2º ano EM 10,8% 13.133 reprovações 6,6% 8.026 abandonos 82,6% 100.441 aprovações
3º ano EM 6,4% 6.814 reprovações 5,6% 5.962 abandonos 88,0% 93.686 aprovações

Fonte: Censo Escolar 2018, Inep. Classificação não oficial.

Acima de 5%

A situação indica a necessidade de definir estratégias para conter o avanço da evasão escolar.

Acima de 15%

A situação indica que é preciso intervir no trabalho pedagógico o mais rápido possível, pois muitos estudantes poderão ficar fora da escola. Índices altos de reprovação ou abandono escolar também podem aumentar a distorção idade-série.

Ajuda e Conhecimento

Rendimento Escolar

Ao final de um ano letivo, alunos matriculados em escolas públicas brasileiras podem ser aprovados, reprovados ou abandonar os estudos. A soma da quantidade de alunos que se encontram em cada um destas situações constituem a Taxas de Rendimento:

Aprovação + Reprovação + Abandono = 100%

Saiba mais

Distorção Idade-Série

Quando o aluno reprova ou abandona os estudos por dois anos ou mais, durante a trajetória de escolarização, ele acaba repetindo uma mesma série. leia mais.

Nesta situação, ele dá continuidade aos estudos, mas com defasem em relação à idade considerada adequada para cada ano de estudo, de acordo com o que propõe a legislação educacional do país. Trata-se de um aluno que será contabilizado na situação de distorção idade-série.

Entenda melhor a relação das taxas de rendimento com a distorção idade-série.

Quer dados de distorção idade-série no QEdu? Vote nesta idéia

Progressão Continuada

A progressão continuada é uma forma de organização escolar que visa a garantir o acesso e a permanência do aluno à escola. leia mais.

Uma de suas características é composição do ensino por ciclos de aprendizagem, que pressupõem a não-reprovação ou repetência do aluno por um período que pode variar entre dois e quatro anos.

É uma prática que poissibilita o combate à evasão escolar, à distorção idade-série e a prevenção da repetência. Ela vem sendo adotada em redes de educação de estados e municípios, mas é um assunto polêmico em alguns contextos. Saiba mais sobre este conceito.

Saiba mais sobre este conceito.

Materiais Complementares

Download dos Dados

Baixe as planilhas de taxas de rendimento dos municípios de Paraná

Municípios - Paraná
Anos Iniciais
Municípios - Paraná
Anos Finais
Municípios - Paraná
Ensino Médio

Notas Técnicas

Os dados de Taxa de Rendimento foram obtidos diretamente de planilhas divulgadas pelo INEP na página de Indicadores Educacionais

O INEP divulga apenas as porcentagens.
Os valores absolutos (número de alunos) foram calculados pela Meritt a partir das matrículas do Censo Escolar 2018.

Portanto, os dados absolutos devem ser considerados como valores aproximados, principalmente por que alguns alunos podem possuir matrículas duplicadas no Censo Escolar.

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