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Taxas de Rendimento (2018)

Conheça a proporção de alunos com reprovação ou abandono em 2018 segundo indicadores do INEP.

! Conheça o conceito de Taxas de Rendimento

2018
Urbanas e rurais
Etapa Escolar Reprovação Abandono Aprovação
Anos Iniciais 7,6% 85.068 reprovações 0,8% 8.941 abandonos 91,6% 1.025.340 aprovações
Anos Finais 11,7% 103.060 reprovações 1,9% 16.896 abandonos 86,4% 764.012 aprovações
Ensino Médio 14,3% 74.638 reprovações 4,2% 22.080 abandonos 81,5% 425.191 aprovações

Detalhamento por ano escolar

Anos Iniciais Reprovação Abandono Aprovação
1º ano EF 5,6% 12.290 reprovações 1,0% 2.195 abandonos 93,4% 204.967 aprovações
2º ano EF 4,7% 10.222 reprovações 0,6% 1.305 abandonos 94,7% 205.952 aprovações
3º ano EF 13,1% 31.707 reprovações 0,8% 1.937 abandonos 86,1% 208.394 aprovações
4º ano EF 8,3% 19.025 reprovações 0,7% 1.605 abandonos 91,0% 208.585 aprovações
5º ano EF 5,6% 11.826 reprovações 0,9% 1.901 abandonos 93,5% 197.444 aprovações
Anos Finais Reprovação Abandono Aprovação
6º ano EF 13,2% 32.257 reprovações 2,1% 5.132 abandonos 84,7% 206.980 aprovações
7º ano EF 13,6% 30.816 reprovações 2,0% 4.532 abandonos 84,4% 191.236 aprovações
8º ano EF 11,1% 23.428 reprovações 1,8% 3.800 abandonos 87,1% 183.834 aprovações
9º ano EF 8,2% 16.561 reprovações 1,7% 3.434 abandonos 90,1% 181.964 aprovações
Ensino Médio Reprovação Abandono Aprovação
1º ano EM 20,6% 43.652 reprovações 5,7% 12.079 abandonos 73,7% 156.170 aprovações
2º ano EM 13,0% 21.954 reprovações 4,0% 6.755 abandonos 83,0% 140.166 aprovações
3º ano EM 6,4% 9.033 reprovações 2,3% 3.247 abandonos 91,3% 128.856 aprovações

Fonte: Censo Escolar 2018, Inep. Classificação não oficial.

Acima de 5%

A situação indica a necessidade de definir estratégias para conter o avanço da evasão escolar.

Acima de 15%

A situação indica que é preciso intervir no trabalho pedagógico o mais rápido possível, pois muitos estudantes poderão ficar fora da escola. Índices altos de reprovação ou abandono escolar também podem aumentar a distorção idade-série.

Ajuda e Conhecimento

Rendimento Escolar

Ao final de um ano letivo, alunos matriculados em escolas públicas brasileiras podem ser aprovados, reprovados ou abandonar os estudos. A soma da quantidade de alunos que se encontram em cada um destas situações constituem a Taxas de Rendimento:

Aprovação + Reprovação + Abandono = 100%

Saiba mais

Distorção Idade-Série

Quando o aluno reprova ou abandona os estudos por dois anos ou mais, durante a trajetória de escolarização, ele acaba repetindo uma mesma série. leia mais.

Nesta situação, ele dá continuidade aos estudos, mas com defasem em relação à idade considerada adequada para cada ano de estudo, de acordo com o que propõe a legislação educacional do país. Trata-se de um aluno que será contabilizado na situação de distorção idade-série.

Entenda melhor a relação das taxas de rendimento com a distorção idade-série.

Quer dados de distorção idade-série no QEdu? Vote nesta idéia

Progressão Continuada

A progressão continuada é uma forma de organização escolar que visa a garantir o acesso e a permanência do aluno à escola. leia mais.

Uma de suas características é composição do ensino por ciclos de aprendizagem, que pressupõem a não-reprovação ou repetência do aluno por um período que pode variar entre dois e quatro anos.

É uma prática que poissibilita o combate à evasão escolar, à distorção idade-série e a prevenção da repetência. Ela vem sendo adotada em redes de educação de estados e municípios, mas é um assunto polêmico em alguns contextos. Saiba mais sobre este conceito.

Saiba mais sobre este conceito.

Materiais Complementares

Download dos Dados

Baixe as planilhas de taxas de rendimento dos municípios de Rio de Janeiro

Municípios - Rio de Janeiro
Anos Iniciais
Municípios - Rio de Janeiro
Anos Finais
Municípios - Rio de Janeiro
Ensino Médio

Notas Técnicas

Os dados de Taxa de Rendimento foram obtidos diretamente de planilhas divulgadas pelo INEP na página de Indicadores Educacionais

O INEP divulga apenas as porcentagens.
Os valores absolutos (número de alunos) foram calculados pela Meritt a partir das matrículas do Censo Escolar 2018.

Portanto, os dados absolutos devem ser considerados como valores aproximados, principalmente por que alguns alunos podem possuir matrículas duplicadas no Censo Escolar.

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